Site Imperatriz Notícias completa 6 anos de existência e passa por reformulação

Texto de Maron Neto

Fotos: Reprodução

O site Imperatriz Notícias (www.imperatriznotícias.com.br), jornal virtual que publica o trabalho dos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)  completa no dia 18 de abril, seis anos de existência e deve passar por reformulação. A mudança traz consigo um formato mais jornalístico, com um visual estilo magazine, modelo normalmente utilizado por jornais e revistas on-line. Além disso, se espera mais velocidade na navegação e também uma segmentação melhor das editorias.

Nova cara para o Imperatriz Notícias

A reformulação parte, de acordo com professor do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Lucas Santiago Arraes Reino, de uma atividade em conjunto, com outros professores que possuem conhecimentos em diferentes áreas.

“Eu sou o responsável técnico, mas penso que no fim das contas é um desenvolvimento em conjunto, conversando com a professora de Web, a Lívia (Cirne), com a Thaísa (Bueno), que conhece do assunto e com o (Marco Antônio) Gehlen, que é o criador do site e conhecedor da área de programação visual de conteúdos jornalísticos” disse.

Mesmo se tratando de um jornal laboratório, voltado para a formação dos alunos na disciplina de laboratório de Webjornalismo, bolsistas e estagiários, e por isso, sem uma constância nas publicações, o veículo possui relevância dentro do âmbito comunicacional da região.

De acordo com Santiago, nesses quase seis anos, o site contabilizou 800.518 visitas e 1.594.150 visualizações de páginas. A plataforma, que hoje conta com 10 editorias, já passou por outras duas reformulações sendo a maior mudança em 2014, quando o sistema por trás da página foi alterado.