Estilo de negócio conhecido como Startups tem adeptos em Imperatriz

Texto e fotos Willian Ferreira

Workshop Acelera Startup 2015
Workshop Acelera Startup 2015

O modelo de negócio chamado Startup, que usa a tecnologia para ampliar o lucro dos negócios já tem adeptos em Imperatriz. Segundo informações da Associação de Startups de Imperatriz, hoje pelo menos 15 novos negócios nesta modalidade já estão em ação na cidade.

De acordo com o diretor de tecnologia e inovação da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e atual vice-presidente da Associação de Startups de Imperatriz, Emmanuel Xavier, o movimento teve início em setembro de 2015 na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp).

“Após a palestra sobre Inovação e Startup na Fecoimp, algumas pessoas interessadas pelo tema reuniram-se e organizaram um workshop Acelera Startup ministrado pelo professor Diego Maciel e dali já surgiram cinco startups. Hoje, esse aumento é resultado da participação em eventos internacionais do movimento e o compartilhamento de ideias em reuniões e eventos realizados na região”, afirma.

Imperatriz tem sido destaque nos eventos e projetos de fomento ao movimento. Recentemente, todas as ideias criativas do projeto de aceleração corporativa da empresa Vale, em 2017, Programa Inovale, foram sugeridas por empresários de Imperatriz. Jovens empreendedores como Thiago Silva e Rubens Ventura, aprovados no programa, e que irão desenvolver juntos um aplicativo para smartphones com o objetivo de otimizar a entrada de visitantes e fornecedores na empresa. “É de grande gratificação a nossa aprovação no programa e o envolvimento com startups tem nos ensinado muito, sempre em busca de novas soluções inovadoras”, afirma Rubens.

Dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), fundada em 2011, no Brasil já existem mais de 4.000 startups em todos os estados brasileiros. Em Imperatriz, o maior número de empreendedores está entre acadêmicos ou graduados dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica de faculdades da cidade.