Nota Fiscal Eletrônica facilita a vida de empresários em Imperatriz

Texto  Marcelo Nunes

Foto empresária: Marcelo Nunes

Foto capa: Divulgação/prefeitura/Edmara Silva

A Nota Fiscal Eletrônica tem facilitado a vida de empresários em Imperatriz. O serviço elimina aquele acúmulo de papel e pode ser armazenado eletronicamente, mas o mais agrada os usuários é o fato de para emitir o documento não é preciso ir ao órgão público. Se pensarmos que a Prefeitura atende desde o ano passado em regime de exceção, encerrando as atividades às 14 horas, isso é uma grande facilidade.

“Eu ia à Secretaria toda semana, mas agora com o sistema eletrônico, emito as notas da minha casa, pelo celular”, comemora  a empresária do ramo de alimentos, Francisca Nunes.

Francisca comemora sistema eletrônico de emissão das notas

A Secretaria disponibilizou o serviço há pouco mais de dois meses e de lá para cá mais 3 mil empresários de  micros e pequenas empresas aderiram, contabilizando mais de 100 mil notas fiscais neste formato emitidas no período.

Para o contador Arthur Bandeira, outra vantagem deste sistema é a transparência, pois o cadastramento da pessoa física ou jurídica permite o controle de quais as empresas estão realizando o trabalho e qual é serviço prestado. “Agora você pode saber quando uma empresa de fora do Estado emite uma nota de serviço aqui no município, porque a missão da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) só pode ser realizada se o prestador e tomador de serviço, estiverem cadastrado no banco de dados do programa”, alertou.

A atualização do sistema de emissão de notas é um projeto da Prefeitura  com objetivo de otimizar o trabalho da Secretaria. A nova forma de emissão teve como o maior benefício a praticidade e confiança dos contribuintes com a Secretaria novamente.  “A regulamentação das empresas e de micros empresários autônomos, somando  a transparência nesse processo, coisa que a gestão anterior não teve”, ressalta o Fiscal de Tributos da Secretaria da Fazenda, Charles Barbosa.

Esse suporte é pago pela a Prefeitura e foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), que utiliza a web como plataforma tecnológica. O webiss funciona como um sistema de suporte à metodologia de gestão de  Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A solução de gestão proporciona o controle de documentos físicos e eletrônicos.

Para utilizar o serviço, é necessário que as empresas prestadoras de serviços se cadastrem através do site da Prefeitura http://www.imperatriz.ma.gov.br/. Informações e sugestões podem ser obtidas através do WhatsApp (99) 99185-7126/E-mail: Sefazgoimperatriz@gmail.com ou diretamente na Secretaria, rua Godofredo Viana, 750, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 14 horas .