No Maranhão a taxa de mortalidade por coronavírus é reduzida

 

Foto: reprodução

A edição do Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada em 29 de abril, aponta que o número de mortes pelo vírus SARS-CoV-2 no Maranhão diminuiu. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo confirmam a necessidade de se proteger não só contra o coronavírus, mas também com outras doenças que, quando combinadas, se tornam mais graves.

“Nenhum estado apresentou tendência significativa de alta do número de casos”, informa a Fiocruz. Apesar dos números positivos no Maranhão, é necessário que os cidadãos mantenham a carteirinha de vacinação atualizada, principalmente para os grupos de alto risco.

O levantamento sobre a imunização mostrou que apenas 40,4% da população do país havia recebido a dose de reforço, que também costuma ser designada como terceira dose. E alerta para há necessidade de maior atenção à cobertura vacinal do público infantil, que vem se desenvolvendo lentamente. Para os estados que apresentam índice vacinal baixo, os cientistas recomendam uma série de ações para reduzir os casos de Covid-19.

A publicação também destaca a importância da vacinação contra a influenza, ofertada nos postos de saúde. Além disso, orienta a introdução de estratégias de vigilância de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à covid-19 e pelo reforço do monitoramento para a detecção e caracterização de novas variantes.

 

Fonte: Agência Brasil