Mutirão no CRAS de Bananal atrai dezenas de candidatos em busca de trabalho

por Lucas Lima

O distrito de Bananal, em Governador Edison Lobão, recebeu nesta terça-feira (17) o Mutirão da Empregabilidade, uma ação que aconteceu das 8h às 17h no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do distrito.

O evento reuniu dezenas de pessoas que começaram a chegar ainda no início da manhã em busca de uma vaga no mercado de trabalho formal. Janaína Rodrigues, digitadora do Bolsa Família, relatou: “O pessoal começou a chegar às 5h30 da manhã. Aí foi chegando mais”, comentou.

Candidatos aguardando para entrevista (foto: Janaína Rodrigues)

Segundo Janaína, pelo menos 150 pessoas compareceram ao evento. “Acredito que já recebemos mais de 150 pessoas aqui hoje. O rapaz que chegou às 7h tá entrando agora quase 13h”, afirmou. Apesar do grande número de participantes, a equipe do CRAS estava preparada para acolher os candidatos. “Pegamos cadeiras, preparamos café, biscoito, porque imaginamos que o atendimento para o pessoal da manhã poderia se estender. Então fizemos tudo isso para acolher esse pessoal”, explicou a funcionária.

Ao longo do dia, candidatos a partir de 18 anos, com diferentes níveis de escolaridade, participaram das entrevistas presenciais conduzidas por dois gerentes e dois analistas de RH do Grupo Mateus. O objetivo da ação era preencher vagas disponíveis no Centro de Distribuição da empresa, localizado na BR-010, na divisa com Imperatriz.

A analista de RH, Arianne Silva, destacou a diversidade de vagas oferecidas. “Dentro do Centro de Distribuição a gente abre vagas para todas as áreas. Não temos quantidades de vagas, temos inúmeras vagas. Estamos aqui captando perfis e iremos direcionar para a vaga correta”, afirmou.

A parceria entre o Grupo Mateus e a Prefeitura Municipal de Governador Edison Lobão é de prazo indeterminado, com a iniciativa sendo fruto da colaboração de ambas as partes. A proximidade do distrito de Bananal com o CD Mateus foi um fator determinante na escolha do local para as entrevistas. “A nossa intenção é captar e reter essa mão de obra que está próxima da nossa unidade e agregar o crescimento e desenvolvimento do município”, disse Antônio Alves, gerente de unidade.

O mutirão também contou com vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD), reforçando o compromisso do Grupo Mateus com a inclusão no ambiente de trabalho. Os participantes levaram consigo currículos atualizados e documentos pessoais, na esperança de garantir uma vaga ainda no evento. Esse é o caso de Ana Cleia Silva, que busca uma oportunidade de trabalho após quatro anos desempregada. “Eu vim pra cá em busca de um emprego. Já faz uns quatro anos que estou desempregada. Não tenho preferência por vaga, eu quero é trabalhar. A área que estiver disponível eu tô encarando”, afirmou ela.

A primeira-dama de Governador Edison Lobão, Isaura Cardoso, ressaltou a importância do evento. “Esse mutirão foi fundamental para nosso município e região para a geração de emprego e renda para nossos munícipes”, destacou.

O atendimento começou às 7h e os portões foram fechados às 17h. Contudo, a equipe garantiu que todos os candidatos presentes seriam atendidos. “Às 17h a gente vai fechar o portão, depois desse horário ninguém entra mais, só sai, mas só vamos terminar quando atender o último”, afirmou Janaína Rodrigues. As entrevistas se estenderam até as 21h.

Ainda não há previsão para a realização de um novo mutirão, mas qualquer nova edição será anunciada pelos canais de comunicação da Prefeitura Municipal.