Mutirão no CRAS Bom Jesus oferece serviços gratuitos de documentação

Será realizado no dia 27 de outubro, no Centro de Referência da Assistência Social (cras) Bom Jesus, um mutirão de atendimentos gratuitos, com destaque para a emissão de documentos. A ação, que acontecerá das 8h às 12h, é fruto de uma parceria entre a Defensoria Pública, cartórios de 1° e 2° Ofício e a Prefeitura de Imperatriz.

O mutirão é parte de uma iniciativa que já alcançou diversos cras da cidade, sendo esta a terceira edição do evento. Meiry Alencar, Coordenadora do CRAS Bom Jesus, destaca a importância do mutirão. “Além de reconhecer o indivíduo como cidadão, é uma forma de acessar as políticas públicas”. Para oferecer um atendimento de qualidade à comunidade, dez servidores do CRAS estarão disponíveis durante o evento.

A entrega de documentos é uma das preocupações centrais da Defensoria Pública. Se a segunda via for requerida no município ou em alguns cartórios locais, a entrega será feita no momento da solicitação. No entanto, no caso de cartórios de fora da cidade, a entrega dos documentos será tardia. Para aqueles que estão obtendo seu registro pela primeira vez em Imperatriz, o documento será entregue imediatamente.

O Comitê Municipal de Erradicação do Sub-Registro tem cumprido várias etapas de atuação, incluindo a formação e estruturação interna, bem como a implementação de ações direcionadas à comunidade. Este treinamento visa preparar a equipe para a ação que ocorrerá no bairro Bom Jesus.

Além disso, a Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), através do Comitê Municipal de Erradicação do Sub-Registro, realizou uma reunião de capacitação na quinta-feira, 26. A capacitação será direcionada aos gestores de escolas municipais, coordenadores dos cras e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Eduardo Albuquerque, Secretário de Governo, ressalta em entrevista concedida à prefeitura que o objetivo do Comitê é combater o sub-registro através de ações educativas, pedagógicas e atendimento à população. Ele menciona que diversas secretarias, como Sedes, Semed, Saúde, e os cartórios do 1º e 2º Ofícios, estão envolvidas, juntamente com a Defensoria Pública Municipal.

Os serviços oferecidos incluem:

1ª e 2ª via do Registro de Nascimento, Registro de Casamento e Certidão de Óbito, além de registro tardio de Nascimento e Óbito.

O CRAS Bom Jesus está localizado na Avenida da Universidade, s/nº, no Residencial Dom Afonso Felipe Gregory. A comunidade é convidada a aproveitar essa oportunidade de regularizar seus documentos de forma gratuita e acessar os serviços essenciais oferecidos durante o mutirão