Por Cleide Santos
Mutirão de atendimento oftalmológico atendeu 276 pessoas de Grajaú realizando cirurgias de catarata e pterígio. Promovido pelo governo do Estado do Maranhão, a ação foi a primeira etapa de duas que acontecerão no município, que fica localizado a 188 km de Imperatriz.
A proposta do projeto é atender as pessoas que precisam de tratamento para essas doenças e não tem condição de pagar por um atendimento particular. O médico oftalmologista, Neuder Gouveia explica que “por meio desses mutirões a gente consegue identificar os pacientes que são portadores de catarata e pterígio, doenças que incomodam e causam bastante desconforto”.
A Secretaria de Estado da Saúde do Estado vem realizando mutirões e cirurgias oftalmológicas em municípios do interior do Maranhão e a segunda etapa em Grajaú já está prevista para o dia 8 de julho.
A ação do governo estadual vem sendo bem avaliada pela população. Um exemplo é a senhora Helena Silva, de 72 anos, que conta que sentia a vista arder durante o trabalho na roça e não conseguia enxergar com nitidez. “Achei uma maravilha esse mutirão, porque eu não teria condições para pagar” compartilhou sua felicidade.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 38,6% das mulheres acima dos 60 anos sofrem de catarata, contra 29,4% dos homens na mesma faixa etária.
As pessoas que desejarem participar já podem se informar no Hospital Regional de Grajaú, que localizado na Av. Arruda Filho – Vila São Roque (98) 991942277, ou nas Unidades Básicas de Saúde.