Por:Yohana Oliveira
Os mesários organizam as mesas de votação, verificam a documentação dos eleitores, supervisionam a contagem dos votos e oferecem suporte aos idosos, resolvendo problemas no dia da eleição.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município de Imperatriz conta com apenas 17% de mesários para a função, o que indica uma baixa adesão voluntária para este serviço essencial, se comparado com a média geral que é de 47%. Além disso, o levantamento aponta que 60% dos mesários são do gênero feminino, o que revela uma predominância das mulheres no cumprimento desse papel cívico.
Jacqueline Nascimento, pedagoga e estudante de jornalismo, ao ir cumprir com seus deveres eleitorais se tornou mesária voluntaria de uma forma inusitada. “Cheguei na escola para votar por volta das 10h e a fila estava grande e parada porque um dos mesários faltou. A maioria na fila era de idosos, que começaram a reclamar. Um mesário de outra sala sugeriu que alguém se voluntariasse, e como eu era uma das mais novas, me ofereci. e foi assim que eu terminei passando o dia todo, sentada, ajudando o pessoal na votação.”
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o responsável por recrutar e treinar os mesários. O primeiro passo é se inscrever no site do TRE ou diretamente no cartório eleitoral de sua região. O treinamento é oferecido para preparar os voluntários para suas funções e garantir que todos estejam prontos para o dia da eleição.
A universitária, Daiane Silva, descreve sua experiência como maravilhosa. “Meu cargo é ser presidente lá, né? Recepcionar as pessoas, passar o dia olhando no rosto das pessoas e conversando até final do dia é uma experiência ótima, porque o dinheiro não vale, porque é voluntário. A gente ganha, tipo, R$ 50, o auxílio alimentação. Então, é isso, eu vou mais pela participação’’.
Qualquer eleitora ou eleitor maior de 18 anos e com a situação regular na Justiça Eleitoral pode ser mesário voluntário, através do Canal do mesário https://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/index.html ou pelo e-Título.
Fonte: Imagem retirada do site do TSE