Mudanças nas rotas no ônibus urbano causam insatisfação em Imperatriz

Texto de Renata Lima e Pedro Ítalo

Fotos Pedro Bertoldo

As alterações nas linhas de ônibus de Imperatriz vêm causando insatisfação aos usuários da rede de transporte público, que reclamam da demora, mudanças nos destinos, lotação dentro dos veículos e complicação dos trajetos. Essas modificações foram determinadas pela Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran) e colocadas em prática com a empresa Rio Anil Transportes e Logística Ltda (Ratrans) desde de dezembro de 2021, mas com a pandemia, só agora os usuários estão de fato experimentando essas mudanças. As linhas do bairro Bom Jesus têm o maior aumento no trajeto, com 35%, e o menor é na linha dos bairros Sebastião Régis e Itamar Guará, com 20%.

Com controle da pandemia, usuários reclamam das novas rotas de ônibus

“Com certeza piorou. Você tinha horário para voltar, hoje você não tem. Você sabe a hora que chega, mas não sabe a hora que pega o ônibus”, afirma a trabalhadora de serviços gerais, Deusa Pereira Novais, 53, usuária do transporte público há mais de 7 anos. Deusa também conta que costuma sair de casa durante a madrugada e por causa da grande quantidade de passageiros, existe o risco de não poder embarcar no ônibus.

 

Uma das principais modificações foi a criação de “superlinhas”, rotas de ônibus que viajam interbairros. Segundo a trabalhadora de serviços gerais, as super linhas causam confusão nos passageiros, e até mesmo nos motoristas: “vira uma bagunça”, declara. “Os motoristas terminam esquecendo, porque eles estão fazendo uma rota da cidade toda com um só ônibus”, comenta.

Segundo ela, o trajeto se torna mais longo e complicado, dificultando para quem depende do transporte público para se locomover. “Sempre foi muito difícil depender do transporte público, mas ultimamente colocaram esses micro-ônibus”, diz a consultora comercial e estudante de psicologia, Luana Belarmino da Silva, 19. Ela conta que algumas linhas passam por vários bairros, pegando uma grande quantidade de passageiros, com apenas um micro-ônibus disponível, mesmo nos horários de pico, entre as 18 e 20 horas. É o caso da superlinha Vila Fiquene/Santa Rita (025). “Na terça-feira (03) eu não consegui entrar no ônibus. Ficaram quatro pessoas do lado de fora porque estava muito cheio!”, relata a consultora.

Tanto Deusa quanto Luana afirmam que os ônibus demoram muito mais para chegar aos seus destinos depois da extensão. Imperatriz tem 16 rotas de Ônibus, que foram alteradas com o objetivo de reduzir a troca de veículo pelos passageiros, que farão apenas uma viagem.

Uma nota divulgada pela Setran em dezembro de 2021 no site da prefeitura de Imperatriz, mostra que a criação de superlinhas faz parte de uma estratégia que consiste em fundir as linhas menos populares para somar seu total de passageiros com pouco aumento da rota. As mudanças deveriam ser medidas econômicas para tornar mais prática a utilização do transporte público, mas geraram a insatisfação dos passageiros. As empresas e órgãos públicos foram contatados sobre o assunto, mas Ratrans e a Prefeitura da cidade não responderam aos pedidos de entrevista e pronunciamento. A Setran não cedeu entrevista por conflitos de horário e agenda por parte do secretário de trânsito e transporte.

 

 

 

Tabela de Mudanças de Horários mostrando a formação de novas rotas fundidas – Número de Reclamação da Ratrans “35232784”.

Linhas Fundidas para formar superlinhas Super Linhas resultantes
001 Itamar Guará + 015 Sebastião Régis I-115 Itamar Guará/Sebastião.
 002 Vila Fiquene + 005 Santa Rita I-025 Vila Fiquene/Santa Rita
Parque Alvorada + 017 Ouro Verde I-817 Parque Alvorada/Ouro Verde
09 UFMA Bom Jesus + 10 UFMA Babaçulândia + 003 Vila Cafeteira 02 linhas Circulares: C-093 Bom Jesus Circular 1, C-094 Bom Jesus Circular 2.