Movimento apoia criação de nova universidade

Uma audiência pública realizada na tarde de hoje, 22 de outubro  foi discutido os detalhes do projeto de criação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense, com participação de professores, representantes, vereadores, todos apoiadores dessa emancipação. O começo desse projeto foi graças a criação e atitudes iniciais do movimento Nova Federal Maranhão.

“A UFMA entendeu que a criação dessa nova federal não irá prejudicá-la, antes sim, melhorar o relacionamento com os câmpus mais próximos de sua sede”. Afirmou Hélio Ribeiro, coordenador do curso de ciências contábeis.

No dia 21 de julho de 2020, membros do câmpus  da UFMA de Imperatriz, Grajaú e Balsas , compondo técnicos, alunos e professores  fizeram uma primeira reunião, via google meet, com o objetivo de discutir uma forma de dar mais força e impacto ao projeto, sendo direcionado em Brasília pelo senador Roberto Rocha(PSDB). Surgiu, naquele momento, a ideia de criar um movimento, organizado, com uma identidade forte e com ações efetivas em prol da Universidade.

Ele foi denominado de Movimento Nova Federal Maranhão, e foi feito sua atualização com o decorrer do tempo, como  comissões setoriais , identidade visual oficial e redes de comunição oficial. Essa comissão se empenhou para oferecer propostas  técnicas da universidade e indicações de independência.

Uma dessas ações foi a visita do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Onde foi entregue a ele pelo senador Roberto Rocha(PSDB) uma solicitação formal de apoio do Governo Federal ao respectivo projeto do senador. O senador por seguinte reforçou seu comprometimento em uma live mediada pelo Imperatriz Online, onde o mesmo reiterou sobre seu empenho na efetivação do projeto e expandir essa discussão aos poderes superiores.

Devido a todo esse esforço, foi possível assim a publicação de uma moção de apoio da câmara dos vereadores  de Imperatriz e aprovada pelo Conselho Universitário da Ufma (CONSUN), por iniciativa do vereador Zeziel Ribeiro(PSDB). Uma dica e iniciativa para inspirar os outros municípios a fazerem o mesmo.