Motorista cobrou mais? Conheça alternativas ao Uber e 99

Repórter: Mateus Farias

Fotos: Reprodução Internet

Por muito tempo o táxi foi um monopólio na forma de transporte para quem não possuía um veículo para se locomover. Tendo diversas reclamações, desde o preço, às vezes abusivo, até o tratamento agressivo que motoristas tinham com seus clientes. Como era a única opção, não havia o que fazer. Seria usar o serviço ou não. Isso permaneceu até a chegada de serviços de ridesharing (compartilhamento de corrida), conhecidos popularmente como aplicativos de transporte. 

Estes vêm com a proposta de dar uma alternativa mais prática e barata para as pessoas, além de dar aos condutores uma renda extra. Os mais conhecidos no país são Uber e 99, ambos aplicativos oferecem o mesmo serviço, mas com suas próprias políticas. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil possui cerca de 1,4 milhão de pessoas que trabalham para aplicativos de transporte de passageiros, como Uber, 99 e outros. Os serviços com quase 10 anos, mas que movimentam um grande mercado. A Uber, empresa estrangeira, obteve no primeiro trimestre de 2023 uma receita bruta de US$6,8 bilhões. No mesmo período, a 99, que é nacional, obteve um lucro de R$1,4 bilhões.

Mas nem tudo são flores. Atualmente em Imperatriz há uma crescente reclamação em relação a estes dois serviços. De acordo com a prefeitura da cidade, existem mais de 580 motoristas de aplicativo regularizados. Muitos destes acabam cobrando um valor superior ao estipulado pelo sistema, que já calcula o preço de espera, gasto com gasolina e duração da corrida. Infelizmente, não há dados que estipulem a quantidade  ou a frequência com que ocorrem esses abusos ao consumidor. Uma matéria publicada pelo Imirante em primeiro de agosto de 2023 agrupou alguns casos divulgados nas redes sociais.  

Em certas ocasiões, esse valor chega até o triplo do original. Para se legitimar, os condutores usam como justificativa a baixa demanda de corridas no local de desembarque, ou a condição precária das ruas, que podem danificar seu veículo.

Lembrando que o ato de cobrar a mais sobre o valor concreto é ilegal. De acordo com a presidente da subseção de Juazeiro do Norte, Vavá Lemos, a prática fere totalmente o código de defesa do consumidor. “Embora para o motorista seja uma prática, é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078, que estabelece regras de proteção e defesa dos consumidores”.

Tendo em vista esse problema, hoje vamos apresentar a você sete alternativas de aplicativos de transporte para driblar as taxas abusivas. Os aplicativos a seguir foram selecionados levando em consideração a disponibilidade do aplicativo em Imperatriz e na região tocantina. 

5. BlaBlaCar

BlaBlaCar é uma plataforma de corridas compartilhadas, focado em viagens mais longas. Desde 2008 sendo um dos maiores sites de serviços de carona na França. Criado pelo francês Frédéric Mazzella após observar que muitos carros que iam para mesmos pontos não possuíam passageiros, BlaBlaCar é uma alternativa interessante para quem busca economizar em viagens de longa distância.  

  • Histórico: Aplicativo para Android lançado em 2 de novembro de 2015 e 13 de março de 2013 para IOS;
  • Plataforma(s): Android e IOS;
  • Avaliações: 4,6 estrelas na Apple Store e 4,8 estrelas na Google Play Store;
  • Disponibilidade: Disponível em Imperatriz e região, além de diferentes preços e opções, dependendo do destino escolhido;
  • Funcionalidades: Além de conectar motoristas e passageiros, o aplicativo oferece opções de compartilhamento de custos e avaliações de usuários.

4. InDrive

O InDrive é um concorrente de aplicativos como Uber e 99. Entretanto chegou ao mercado com uma proposta fora do comum. Ele permite que os passageiros escolham o quanto querem pagar. Diferentemente de outros aplicativos, o InDrive não define o preço da viagem; em vez disso, os passageiros e motoristas concordam com um valor.

  • Histórico:  O aplicativo foi lançado em 2012;
  • Plataforma(s):  Disponível para Android e iOS;
  • Avaliações: Com mais de 10 milhões de downloads, o InDriver tem uma avaliação média de 4,3 estrelas;
  • Disponibilidade: Disponível em quase todo o país, mais de 300 cidades ao redor do mundo;
  • Funcionalidades: Além de conectar motoristas e passageiros, o aplicativo oferece opções de compartilhamento de custos e avaliações de usuários.

3. Maxim

Criado na Rússia, em 2003, Maxim além de dar a opção de solicitar um transporte para locomoção, também apresenta função de entregas. Nele, você pode escolher entre um carro econômico, um mais confortável ou até uma minivan. Aceita pagamentos em Pix, cartão e possui uma carteira digital dentro do app. Há uma cobertura limitada no Brasil, porém Imperatriz e São Luís estão na lista de cidades em que o serviço está disponível. 

  • Histórico: App lançado em 9 de junho de 2012;
  • Plataforma(s): Android;
  • Avaliações: Possui mais de 50 milhões de downloads na Google Play Store, com uma avaliação média de 4,8 estrelas;
  • Disponibilidade: Presente em mais de 30 cidades pelo Brasil;
  • Funcionalidades: Maxim demonstra ter uma transparência maior no pagamento de taxas. Possui valores fixos para corridas, opção de entrega de comida e compras, e suporte para minivans.

2. Itz Move Passageiro

Itz Move, aplicativo de mobilidade urbana 100% Imperatrizense, pensado para passageiros e motoristas. Se apresenta como uma alternativa aos grandes concorrentes tendo como base os recursos já oferecidos pelos mesmos, mas sem ter os problemas de taxas cobradas por motoristas e corridas negociadas por fora do app. Em seu Instagram afirma ser 30% mais barato em comparação a outros aplicativos.

  • Histórico: O aplicativo é recente, sendo lançado no início de 2024;
  • Plataforma(s): Disponível tanto para smartphones Android como IOS;
  • Avaliações: Avaliado em 4,8 estrelas na Google Play Store, possuindo mais de 10 mil downloads na loja;
  • Disponibilidade: Disponível em toda Imperatriz e algumas cidades vizinhas;
  • Funcionalidades: Corridas 30% mais baratas que apps vizinhos, aplicativo local, serviço de carro e moto táxi.

1. Urbano Norte

Urbano Norte é um aplicativo de mobilidade local que atende Imperatriz e também  região. Com seu aplicativo funcionando desde 2018, a equipe do Urbano Norte se compromete em atender tanto motoristas quanto passageiros da melhor forma possível. Possui preços de corridas diferentes dos concorrentes por ter uma forma diferente de contrato com motoristas, podendo variar para um pouco mais ou menos. Aceita pagamentos em pix e cartão. Urbano Norte possui opções de veículos econômicos e premium, entretanto até o momento dessa matéria, não há como fazer viagens de moto.

  • Histórico: Aplicativo lançado em 3 de abril de 2018, possuindo uma variação de delivery lançada em agosto de 2020;
  • Plataforma(s): Android e IOS;
  • Avaliações: Aplicativo baixado mais de 1 milhão de vezes, conta com uma média de 4,6 estrelas;
  • Disponibilidade: Diversas cidades do Nordeste,  Norte e Centro-oeste; 
  • Funcionalidades: Agendamento de corridas, carro com motoristas mulheres para passageiras, opção de entregas de objetos e compras, premiação para motoristas e passageiros.