Motociclista recebe multa de 197km/h e ganha o apelido “pop envenenada”

Por Anna Luiza Barros

O vídeo mostra a revolta de um motociclista por ter recebido uma multa onde constava que ele tinha atravessado o cruzamento da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com Rua Minas Gerais a 197km/h em uma pop de 100 cilindradas. A multa foi registrada dia 30/10/2020 às 10h12 da manhã, e a infração descreve que o motociclista transitou em velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%, o valor da multa é de R$ 880,41.

Silas Gonçalves Florencio, de 35 anos, morador do assentamento gameleira há 35 km de Imperatriz, descobriu essa multa através do aplicativo Carteira Digital. “Que multa louca é essa, transitar acima da velocidade permitida, acima de 50% do limite, aonde que eu fiz isso?” comentou ele quando conferia a informação no aplicativo. Silas usa uma prótese de quadril por conta de uma deficiência e há dois anos está com seu beneficio cortado do INSS, “eu tenho dificuldade de locomoção, eu não posso nem andar de moto, porque é um perigo se eu cair, mas é o único veículo que eu tenho para andar”.

      Multa aplicada pelo radar eletrônico

A partir da descoberta ele começou a compartilhar a informação com seus familiares sobre a multa recebida “comecei a mandar pra minha mãe, pra minha irmã, e aí começou a repercutir”.  Silas logo que soube foi a Imperatriz para levar a esposa para fazer um exame e aproveitou para ir até um amigo para tirar as dúvidas sobre a multa. “Até então eu não sabia da velocidade que constava na multa, apenas sabia que tinha essa multa e sabia o valor dela” falou ele. Quando o amigo de Silas virou o monitor do computador veio à surpresa, “Meu amigo deu uma risada e disse: Cara, eu ainda não tinha visto isso não, mas está aqui. Você foi multado a 197km/h” nessa hora Silas não se conteve e sorriu.

Depois de ter descoberto o fato, ele resolveu ir até a Avenida no qual foi multado e fez o vídeo. “Parei a minha moto em um local apropriado, e comecei a fazer o vídeo”, nisso ele começou a mostrar o cruzamento da rua e a multa impressa com a quilometragem que constava no documento. “Eu fiz o vídeo e joguei no Instagram, e também no meu canal no Youtube. Eu pensei que não ia dar nada nisso, saí de lá e fui na oficina, e comecei a contar pro cara do que tinha acontecido. Aí ele não acreditou, perguntou qual era o meu nome e começou a me seguir no Instagram”.

O motociclista também compartilhou seu vídeo com um amigo que resolveu  compartilhar em um blog, “eu pensei que não ia dar em nada, mas aí quando foi no dia seguinte, pela manhã eu abri meu Facebook e quando me dei fé estava lá meu vídeo com mais de 2 mil visualizações. Quando chegou  a tarde já estava com 5mil, aí explodiu”.

Na terça-feira (um dia depois de ter gravado o vídeo), Silas foi procurar a ajuda de uma advogado e foi orientado a recorrer e também a pedir uma indenização por danos. Então ele foi até a Secretária de trânsito de Imperatriz, chegando lá ele foi reconhecido por duas pessoas, e aí veio o apelido “Olha aqui o cara da pop envenenada”, ele ficou surpreso e logo percebeu que o vídeo tinha ganhado repercussão.

Silas foi então deu entrada nos papéis para recorrer a multa e hoje espera o resultado dessa decisão. ” O pessoal da Setran me falou para mim retornar lá de 30 a 40 dias”, inclusive ele aproveitou a oportunidade e mandou o vídeo para o prefeito Assis Ramos, e como resposta o prefeito disse para ele entrar no site, baixar um formulário e mandar no email da secretaria, mas segundo o motociclista “em nenhum momento, ele me mandou mensagem explicando porque que isso aconteceu, ele não mandou”. Um funcionário do Setran comentou com o motociclista que alguns pardais estavam com defeito.

“Eu tive que ter coragem de fazer isso porque eu percebi que ninguém tinha coragem. Infelizmente, muitos tem medo de expor os problemas. Eu não tenho medo, ouve esse erro aí e a prefeitura não pode cometer esse tipo de erro. Muita gente chega no Setran, na Ciretran com esse problema, isso tem que ser resolvido” comenta.

O que fazer quando receber uma multa indevidamente

Segundo o secretário de trânsito e transportes de Imperatriz, Leandro Braga, todo auto de infração que tem alguma irregularidade pode ser cancelado através de recurso administrativo. “Basta o condutor solicitar através de um documento ou petição informando a inconsistência do auto de infração”.

Já a Defensoria Pública do Estado do Maranhão disse que o cidadão pode entrar com recurso, caso não se resolva pelo órgão municipal. O condutor pode procurar a defensoria e o defensor público irá fazer uma pesquisa a respeito dos direitos que a pessoa lesada tem.