Moradores da Rua Henrique Dias reclamam de buracos constantes no local

Por: Rafaela Pinheiro

Buracos na Rua Henrique Dias entre Maranhão e Leôncio Pires Dourado (Foto: Antônio Alves)

Moradores da rua Henrique Dias com o cruzamento entre as ruas Maranhão e Leôncio Pires Dourado, reclamam dos transtornos causados por buracos que surgem com frequência neste trecho da via. Problemas como congestionamentos de veículos, acidentes e calçadas quebradas, são intensificados ainda mais no período do inverno.

De acordo com o site da Prefeitura de Imperatriz, em outubro de 2018, a Secretaria de Infraestrutura realizou uma obra para levar 3.500 metros de tubulação de esgoto pela rua Henrique Dias até o bairro Vila Nova. Após isso, foi feita a recomposição asfáltica dessa via para normalizar o tráfego de veículos. No entanto, moradores afirmam que alguns meses após essa obra, o asfalto cedeu e buracos maiores surgiram no local, e desde então o problema de infraestrutura passou a ser habitual neste local.

Segundo o secretário de Infraestrutura Zigomar Filho, os buracos surgiram devido à movimentação de terra, que deixou a base da rua instável após a obra de tubulação de esgoto realizada na via em 2018. Além disso, ele também atribui os problemas ao lançamento irregular do esgoto das residências nessa área. Ele afirma que, no momento, os reparos que estão sendo realizados na rua são provisórios e a situação só irá ser solucionada com a interligação da rede de esgoto do bairro Vila Nova.

Porém, ele declara que obras futuras estão previstas no local devido a relevância dessa via para o bairro Bacuri. “A Henrique Dias é um importante corredor urbano e que está no cronograma de obras para serem revitalizadas com os mesmo serviços que foram realizados na avenida Ceará”, frisa ele.

Reclamações

Segundo a moradora Francisca Diassis, que reside há 45 anos na rua Henrique Dias, o problema com os buracos da rua é uma questão tanto antiga quanto permanente e que existe desde o início de sua pavimentação por ela ser uma rua muito transitada. Ela reclama que os buracos são constantes no local e prejudicam não só os motoristas como também os moradores. “Para desviar dos buracos os motoristas passam muito perto das calçadas e muitas vezes quebram elas, como já aconteceu várias vezes com a minha”, afirma.

Buracos na Rua Henrique Dias entre Maranhão e Leôncio Pires Dourado (Foto: Antônio Alves)

Já para a moradora Izabel Braz, a situação permanece devido à má qualidade dos serviços. “A Prefeitura vem e tampa alguns buracos, e outros não, mas em pouco tempo o asfalto cede e eles ficam ainda maiores. Como esse que ficou sem ser tampado em fevereiro e agora está maior e continua aumentando. Já vi vários carros e motos caírem e quebrarem aqui por causa dele. Inclusive, ele está nos causando problemas até para estacionar em frente às nossas casas”, explica ela.