Por: Sarah Rocha
O Maranhão está entre os seis estados em alerta em relação a baixa umidade do ar, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com os meteorologistas, o pico de todo esse calor está previsto para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro.
Na cidade de Imperatriz, as temperaturas estão atingindo 38°C, sensação térmica superior aos 42°C e baixa umidade relativa do ar. “Há a previsão de que haja uma forte onda de calor, principalmente no Centro-Sul do Maranhão que está associada a uma condição de barreira meteorológica no extremo Sul do país, que impede o avanço de frente fria”, destaca o meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Hallan Cerqueira, em uma entrevista concedida no G1.
O amador de esportes Alexandre Sousa enfatiza que a alta temperatura tem atrapalhado em suas práticas esportivas. “Sempre tive o hábito de praticar exercícios físicos ao ar livre, mas ultimamente, com o calor excessivo, esse hábito reduziu bastante”, diz ele. O Inmet emitiu, na segunda-feira (18), um alerta amarelo (perigo potencial) de baixa umidade relativa do ar para o estado do Maranhão.
A baixa umidade do ar pode provocar problemas respiratórios, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Devido às altas temperaturas, a Secretária Nacional de Defesa Civil alerta as pessoas para que evitem a exposição ao sol, a utilização de protetor solar e ingerir bastante líquido.