Mestrado em Saúde e Tecnologia estende prazo de inscrições até sexta

Por Marcos Viana Pereira

O Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST), da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, teve suas inscrições prorrogadas para até essa sexta-feira (15). Serão ofertadas 15 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: 07 (sete) vagas para “Saúde e Sociedade”, sendo 03 (três) para ações afirmativas, e 08 (oito) vagas para “Tecnologias em saúde” – duas para ações afirmativas. O público-alvo são graduandos nas áreas da saúde, ciências biológicas, tecnologias e afins.

O professor de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz e que faz parte do PPGST na linha de pesquisa em Saúde e Sociedade, Leonardo Hunaldo dos Santos, indica que uma das possíveis causas para o adiamento das inscrições é devido a falta de preenchimento de vagas: “Geralmente, em situações como essa, acontece por conta de que alguma linha de pesquisa não atingiu o número de preenchimento de vagas”, diz. 

Hunaldo esclarece que a oferta do número de vagas dentro do programa de mestrado é feita a partir da quantidade de docentes cadastrados. “Atualmente somos 15 professores dentro do programa e por isso são distribuídos essa quantidade de vagas. Dessa forma, nós (professores) orientamos um discente por ano”, explica o professor. 

De acordo com Leonardo Hunaldo, o programa de mestrado da UFMA em Saúde e Tecnologia foi a único do campus Imperatriz que recebeu em sua primeira avaliação do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a nota 4 e que dessa forma foi credenciado e aprovado o programa de doutorado, que tem data prevista para divulgação de edital a partir do segundo semestre de 2025. 

A atual coordenadora do Mestrado Acadêmico em Saúde e Tecnologia é a docente Queli Cristina Fidelis. A linha de pesquisa em “Saúde e Sociedade” tem o seguinte objetivo:  “[…] aplicação de métodos qualitativos e quantitativos para a avaliação de abordagens, processos, serviços, recursos e produtos tecnológicos que visam monitorar, preservar e melhorar a saúde e qualidade de vida dos seres humanos”. Enquanto que a linha de pesquisa em “Tecnologias em Saúde” tem por objetivo: “[…] estudar o desenvolvimento e aprimoramento de produtos e processos tecnológicos aplicados à saúde”. 

Para ter acesso ao edital completo com o cronograma de todas as etapas da seleção e outras informações, acesse o site: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/programa/apresentacao_stricto.jsf?lc=pt_BR&idPrograma=1461