De acordo com levantamento do Sebrae, 80% dos empreendedores se autodeclaram negros
Por: Débora Maia
Foto Reprodução: G1 Rio de Janeiro
Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta que o Maranhão é um dos estados com maior número de empreendedores negros. O estado ocupa o quinto lugar em proporções de empreendedorismo negro no Brasil.
O estudo foi realizado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), relativo ao terceiro trimestre de 2022, na qual aponta também que a renda média é ainda menor quando se trata de mulheres negras à frente de um negócio: 39% abaixo do rendimento de homens brancos.
Segundo o coordenador executivo da Rede Nacional de Afroempreendedores (Reafro Nacional), João Carlos Nogueira, “é preciso debater sobre o assunto, já que o Maranhão possui uma grande representatividade com comunidades remanescentes de quilombos, onde desenvolvem iniciativas produtivas”.
A secretária-adjunta de Estado da Igualdade Racial, Maria do Socorro Guterres, afirma que é de suma importância que a população negra seja consciente de seu valor no mercado de trabalho, para que que o empreendedorismo negro avance ainda mais.