Maranhão apresenta redução dos índices de mortalidade pela Covid-19

Foto: Reprodução

 

A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgada na última sexta-feira (29/4), aponta para a manutenção da tendência de queda dos principais indicadores – casos, internações e óbitos – da pandemia, devido aos avanços na vacinação. De acordo com o Boletim, o Maranhão, juntamente com outras unidades, apresentou redução da taxa de mortalidade.

O Boletim destaca, ainda, que nenhum estado apresentou tendência significativa de alta do número de casos e em grande parte deles houve queda na incidência de casos novos, como Amazonas, Roraima, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Goiás. Somente dois estados apresentaram tendência de alta de mortalidade: Amazonas e Paraíba.

Os dados registrados entre os dias 10 e 23 de abril, mostram nova redução dos indicadores da intensidade de transmissão da Covid-19 no Brasil. Representando um decréscimo de 36% em relação às duas semanas anteriores (27 de março a 9 de abril), foi registrada uma média de 14 mil casos diários. O número de óbitos se situou em cerca de 100 mortes por dia, valor próximo aos verificados no início da primeira onda epidêmica, em abril de 2020. Houve uma queda de 43% do índice de mortalidade em relação às duas semanas anteriores.

A análise referente às semanas epidemiológicas 15 e 16, período de 10 a 23 de abril, mostra que 83% da população do país está vacinada com a primeira dose, 76,8% com o esquema vacinal completo e 40,4% com a dose de reforço, a terceira dose. 

Apesar do quadro favorável, a pandemia ainda não acabou. “Ainda é necessário ampliar a segunda dose e investir em grupos etários que tenham menor adesão à aplicação da vacina. Além disso, é fundamental reforçar a importância e a necessidade da terceira dose, que não pode ser vista apenas como uma dose extra”, alerta o Boletim.

 

Fonte: Agência Brasil