A maternidade pode ser um fator que ajuda na autoestima da mulher, a psicanalista e escritora brasileira, Regina Navarro Lins, comentou sobre a conclusão de um estudo feito com 410 mulheres —189 mães e 221 sem filhos — que indica exatamente isso: 35% das mães entrevistadas consideram sua autoestima acima da média, enquanto 21% das mulheres sem filhos pensam o mesmo. E mais: 12% das mães veem sua autoestima abaixo da média, ante às 22% sem filhos com a mesma opinião.
Talvez por uma questão social de cobrança para que a mulher seja mãe, ou seja por outro motivo, o fato é que a maternidade ajuda na autoestima, mas muito é romantizado a respeito disso. Atualmente, com o impacto das redes sociais na opinião pública, as influencers tem cada vez mais publicado conteúdos relacionados a gravidez e maternidade, e desmistificado essa romantização.
A atriz, youtuber e influencer Viih Tube, de 22 anos, que há um mês teve uma filha é um exemplo dessa onda de conteúdos sobre a maternidade real. Dentre suas postagens no Instagram a influencer relatou suas experiências em relação a mudança do corpo feminino durante a gravidez. “Primeiro vem a saúde, engordar na gravidez em excesso é perigoso, pode causar diabetes gestacional, pré eclampsia, mas se você e seu bebê estiverem saudáveis, a estética em si não deveria ocupar sua mente nesse momento. Medo de engordar na gravidez, quanta cobrança!”, escreveu ela na rede social.
Em um outro vídeo postado pela Viih Tube ela mostra as diferenças que seu corpo teve durante a gravidez para acolher outras grávidas também, no vídeo ela fala que “celulite no bumbum e na coxa, tive também. Não fiz dieta, comi tudo que quis e engordei mais do que deveria. Estrias, ganhei dos dois ladinhos, e minhas unhas ficaram mais frágeis. Tive dobrinha nas costas, o que também é normal, eu ganhei 22 quilos na gravidez então é normal”, essas foram algumas das mudanças que a Viih Tube relatou em seu Instagram com relação ao seu corpo. Finalizando sua fala em seu vídeo, Viih Tube manda o recado para mãe de que “você não vai sair com a barriga chapada do parto, não vai ter mais o mesmo corpo que tinha antes, e não se cobre pra ter isso, é desumano com você mesma!”

Viih Tube comemorando seus 27 milhões de seguidores
Quando perguntada sobre a pressão que a sociedade impõe na mulher durante a gravidez, a selecionadora de loja em uma fábrica de veículos de fórmula 1, 33 anos, Arianne Teles, mãe de um filho de 13 anos e grávida de seu segundo filho, nos conta que com relação a beleza “as pessoas se acham no direito de falar o que querem, dar opinião sem pedir, sem se importar com a sensibilidade do outro”.
Apesar disso ela conta que não enfrenta muitos problemas de autoestima, porque tem “um parceiro do meu lado que faz questão de levantar minha autoestima diariamente, isso acaba que me ajuda a não me importar com a pressão externa”, o que é de extrema importância esse apoio durante não só a gravidez como também na criação dos filhos.

Arianne Teles em sua segunda gravidez