Maio Amarelo em Imperatriz: buracos nas ruas ameaçam segurança no trânsito

Lara Castro

No contexto do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, os cidadãos de Imperatriz enfrentam um desafio adicional, os buracos nas ruas da cidade, que colocam em risco a integridade física dos motoristas e pedestres. A situação das vias públicas se tornou motivo de preocupação, uma vez que os obstáculos representam um perigo real para a circulação segura no município.

As crateras, que muitas vezes estão localizadas em pontos estratégicos e de grande movimentação, têm causado danos a veículos e, principalmente, aumentando os riscos de acidentes. O estudante e condutor Luis Vitor, diz que é desconfortável e preocupante sair de casa com as ruas neste estado. “Você se sente desconfortável, não sente aquela confiança de saber que a rua não está em um bom estado.”, diz ele. 

Rua Coriolano Milhomem, umas das principais vias onde o transporte público passa

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito, promovendo a segurança viária e reduzindo os índices de feridos e mortos no tráfego. No entanto, em Imperatriz, a situação precária das ruas contrasta diretamente com a proposta do movimento.

O motociclista de 22 anos, Kayron Sampaio, relata que é quase um desafio andar nas ruas da cidade. “As pessoas não respeitam as sinalizações, são muito imprudentes umas com as outras, e com as situações das ruas a problemática fica maior.”, conta ele. 

A técnica de segurança do trabalho, Laysa Silva, alerta que o cuidado no trânsito deve ser ainda maior, principalmente com o estado das vias da cidade e independente de quem esteja utilizando o espaço. “Tanto os condutores quanto os pedestres precisam ‘desacelerar’ o ritmo para que não ocorra acidentes e respeitar as sinalizações, as normas do trânsito, para evitar acidentes para ambas as partes.”, alerta a técnica. 

A população de Imperatriz precisa redobrar a atenção ao trafegar pelas ruas da cidade, especialmente durante o Maio Amarelo. É importante que os condutores adotem uma postura defensiva, reduzindo a velocidade e mantendo uma distância segura do veículo à frente. Pedestres também devem ficar atentos aos obstáculos e, sempre que possível, utilizar calçadas seguras.