“Mães solteiras” e a dificuldade de namorar

Imagem criada no site Midjourney

“Você nunca vai encontrar alguém que te queira, por que agora você é mãe”. Não foi a primeira vez e nem a última que ouvi essa frase, depois que deixei o pai da minha filha, e isso sussurrou baixinho dentro de mim por muito tempo. Na maioria das vezes esse medo de não encontrar outra pessoa, faz com que muitas mulheres insistam em um relacionamento abusivo e que há muito tempo acabou. Por que ainda é um tabu mulheres que são mães arrumar um namorado? 

A partir do momento que a mulher se torna mãe ela é marcada não só pelas cicatrizes em seu corpo, mas por que agora ela carrega a marca de ser “mãe” e junto com esse legado vem as responsabilidades de limpar, passar, cozinhar, cuidar, dar banho, dar o remédio quando estiver doente, e na maioria das vezes não sobra tempo para essa mulher cuidar de si mesma. Ser mãe é uma tarefa difícil, e convenhamos que não é valorizada.

Quando eu comecei a procurar alguém para me relacionar, eu não procurava alguém para me sustentar, pois isso eu já fazia, eu sou independente. Então estava querendo uma pessoa que viesse para somar. Mas os homens que encontrei, quando não queriam se instalar na minha casa, se espantavam e sumiram quando eu falava que era mãe. Essas situações não acontecessem somente comigo, isso é mais comum do que parece.

Joelma relata sobre as experiências que teve depois da separação!

Joelma

“Assim no meu caso, e por experiência eu tenho dificuldade para arrumar alguém, sou mãe tenho 42 anos, tenho dois filhos  uma de 8 e um de 16 anos, é muito difícil arrumar alguém para te assumir, a maioria dos homens querem  só se aproveitar. Quando falo que sou mãe solteira eles já vem perguntando se eu “moro sozinha, só com meus filhos”,  já dizendo que quero te visitar, e geralmente eles não querem assumir um relacionamento e para somar na minha vida,  mas sim para se encostar”.

Joelma

“Quando a mulher que é mãe tenta se relacionar com alguém, a partir do momento que ela fala que é mãe os homens se afastam, diz que não está procurando nada sério e somem, porque a maioria desses homens também têm filhos e não tem compromisso nem com os deles,  e não vão querer compromisso com os filhos dos outros”.

Quando a mulher desmembra a família, independente da causa que a levou a tomar a decisão, ela descobre que vai ser julgada pela sociedade por tal “ erro”. Vemos avanços na cultura, nos direitos, na religião, mas o preconceito com mães solo não muda, pois não é apropriado namorar mulheres que têm filhos.

Por que mulheres mães não podem namorar? É como se nossos desejos não existissem, mas antes de sermos mãe, nós somos mulheres! Que sentimos sim os mesmos desejos e vontades, assim como qualquer outra pessoa. Não precisamos de dicas para voltar a se relacionar, não existe uma forma certa para isso. O que existe são homens que não conseguem enxergar e dar valor a uma grande mulher, e digo com propriedade o erro não está em nós, mas sim em pessoas que não são capazes de encontrar as incontáveis características e particularidades dessas mulheres.