Mães empreendedoras

Para algumas mulheres além de cuidar da casa e dos filhos, manter a renda da família é um papel necessário, e o empreendedorismo é uma das formas de tornar essa função possível. Uma das consequências desse tipo de vida é ter que saber gerenciar o tempo entre as atividades empresariais e o tempo com os filhos e os trabalhos de casa. E assim a mãe empreendedora tem um trabalho redobrado em comparação com o das mais comuns e precisam ter estratégias para cuidar bem dos filhos.

Sabrina Oliveira e seu filho Benito

Sabrina Oliveira, 27, é proprietária de um salão de beleza há 10 anos, foi através de um curso profissionalizante que ela despertou a paixão por essa área, fazer transformações nas pessoas, e superar as expectativas que esperavam é o que mais motiva Sabrina a continuar segundo seu sonho. “É uma emoção fazer uma transformação e ver os olhinhos delas brilharem com seu novo visual, principalmente porque muitas esperam ansiosas por esse momento.” No entanto a vida de empreendedora acaba tomando um pouco mais o seu tempo com o filho de 4 anos, e busca compensar esse tempo de outras formas. “Sempre que possível tento fazer programas com ele, levar em algum lugar para que ele possa se divertir, e mantenhamos nosso vínculo de mãe e filho.”

Edilâine Teles

Edilâine Tales, 45, trabalha com venda de suplementos, possui três filhos com idades: 21, 20 e 14 anos. Uma das suas principais dificuldades é a falta de capital para investir mais no seu negocio, atualmente possui uma loja física para fazer a venda dos seus produtos. Por causa da rotina de trabalho acaba não dedicando o tempo que gostaria de ter com os filhos, e grande parte do trabalho de gerenciar suas atividades fica responsável por eles mesmos. “Uma das dificuldades que mais sinto é não ter mais tempo pra ficar com meus filhos, e por conta disso deixo parte da minha responsabilidade de cuidar com eles, para cuidarem um do outro, mas foi a possibilidade que encontrei, já que não tinha ninguém para me ajudar com os eles.”

Karol e seu filho Yan

Karol Brito, 26, enpreende produtos Sex Shop há três anos e Trabalha em uma agencia de pasasagens aereas. Assim como as outras mães o tempo é um fator que mais dificulta ter uma melhor rotina de cuidado com seu filho, Yan de três anos. Uma das maiores satisfação é quando o filho lhe abraça e diz que a ama, para ela ser mãe é uma tarefa que exige bastante habilidade e jogo de cintura, está sempre tentando ser o melhor que pode. “Ser mãe é um desafio muito grande, e a gente vence um dia de cada vez, pois ser mãe não é fácil, não é prático, exige muito de nós. Mas é uma tarefa muito gratificante.”

Eunice Vieira

Eunice Vieira, 54, empreende há 25 anos, tem quatro filhos, com as idades: 33, 31, 12 e 10 anos, por meio dos seus negocios conseguiu criar os filhos e sustentar sua casa. Desde sempre a tarefa de empreender foi dividida entre todos, todo mundo aprendeu a negociar e participar das vendas. Tendo também os horarios de estudos separados para não comprometer o desenvolvimento pessoal dos filhos. “São  25 anos nessa atividade, criei meus filhos empreendendo junto comigo, as rotinas de casa e das vendas sempre fizemos juntos, organizando os horários  de estudos , afazeres de casa e as atividades de negócios”. Nesses 25 anos de enpreendimento, Eunice foi representante das seguntes empresas: Natura; Demillus, Tuppeware, Forever, o Boticario evenda de Bíblias.