“Lula se mostrou interessado em nova universidade no MA“, afirma senadora

Por: Alicy Teixeira

Foto: senadora participando da assembleia

O presidente da república Luís Inácio Lula (PT) mostrou-se interessado no projeto da nova universidade federal no Maranhão, disse a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) que participou da audiência na câmara de vereadores na cidade de Imperatriz no dia 27 de abril, via videoconferência. O apoio politico é de suma importância para que o processo de criação da nova instituição se concretize.

O deputado federal Josivaldo JP (PSD-MA), participou presencialmente da audiência e ressaltou “que estão trabalhando em Brasília para que isso possa acontecer, o mais rápido possível”.

Uma comissão, de quase 50 professores escreveram a proposta de criação da nova federal, que envolve além de Imperatriz as cidades de Balsas e Grajaú. A ideia é juntar os campi existentes que atualmente possuem uma estrutura que envolve 5.112 alunos, 101 técnicos administrativos e 255 professores. Essa proposta de unificação, como afirmou Eliziane Gama, está nas mãos do ministro da educação, Camilo Santana

Para o diretor do centro da UFMA de Imperatriz. Prof. Leonardo Hunaldo, “uma nova universidade trará múltiplas melhorias para a região, ampliaria o acesso à graduação e pós-graduação, formando mais cidadãos e profissionais”.

Todos os representantes do ensino superior público da região ressaltaram a importância e os objetivos dessa criação, que é trazer melhorias e mais desenvolvimento. A reitora da Uemasul afirmou que “ Teremos uma irmã, parceira para lutar”. A universidade estadual passou pelo mesmo processo proposto agora para a federal. No dia 01 de novembro de 2016, após muitos debates e reuniões, foi assinado em Imperatriz a lei nº 10.525 que fundou a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Distância

O Maranhão possui apenas uma universidade federal, na qual a sede fica localizada em São Luís, a 634,7 km de Imperatriz. Essa distância e o excesso de campi para apenas um polo organizar tem dificultado a situação dos estudantes federais. Por isso, os representantes dos Centros Acadêmicos foram até a tribuna, vereador Freitas Filho, falar o que esperam e como está a situação atual dos campus.

A representante do Centro Acadêmico de direito, Agata da Silva, afirma que possui uma expectativa muito alta em relação a criação da nova universidade e acredita que seja a oportunidade de se conseguirem mais autonomia e benefícios. Ela relatou que os livros da biblioteca muitos estão desatualizadas e que com a criação de um polo, o relacionamento com a reitoria será mais direto, o que facilitará tanto para os servidores como alunos.

Presentes

Estavam presentes na audiência pública, o Prof. Leonardo Hunaldo diretor do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Diretor do Centro de Ciências de Grajaú (CCGr), Aluísio Fernandes. A Profa. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). O Prof. Marco Gehlen representando o Prof. Natalino Salgado.

Principais representantes das universidades