xv de novembro

A primeira avenida de Imperatriz, desde 1852

História

 

A avenida XV de novembro foi a primeira avenida de Imperatriz, sendo considerada por muitos o coração da cidade. Antes conhecida como Rua Grande, passou a ser chamada de Rua de Dentro, e anos mais tarde em referência a proclamação da república, foi renomeada como avenida XV de novembro.

No ano de 2002 a avenida foi dívida em três para criação das ruas Frei Manoel Procópio e Teresa Cristina. A senhora Domingas Machado Batista descendente dos índios que Frei Manuel Procópio encontrou aqui quando chegou na região e moradora da avenida XV de novembro desde que era pequena, que nos contou um pouco mais sobre a divisão da avenida.

by Domingas Machado - Moradora

Além disso, de acordo com a dona Domingas os festivais que ocorriam na XV de novembro representavam as maiores representações culturais da região, atraindo visitantes de toda a região para prestigiar os 2 principais eventos: o festejo de santa Teresa e o desfile de 7 de setembro, eventos que atualmente se mantém da mesma forma que eram ocorrendo na avenida Frei Manuel Procópio e atraindo muitas pessoas.

Atualmente a Avenida XV de Novembro abriga bares e restaurantes bastante visitados, sendo considerado o “point” da cidade. Variedade de estilos musicais, bebidas e comida se torna o atrativo para os imperatrizenses e visitantes de outras cidades.

 

 

A Avenida abriga importantes estabelecimentos da cidade, como o Rotary Clube, o Hospital da Unimed, e o Mercado Municipal.  

Expediente

Editor

Gus Viana

Texto

Iago Victor

Texto

Victor Pereira

Fotos

Angela Lima

Fotos

Luke Calixto