Ginásio Fiqueninho 41 anos promovendo o esporte e lazer em Imperatriz

Pista externa de caminhada  do Complexo

Imagem: Carlucio Barbosa

O Ginásio de Esportes Fiqueninho foi construído no ano de 1978, tendo recebido esse nome em homenagem ao prefeito José de Ribamar Fiquene, gestor do município na época. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SEDEL), após sua construção, o ginásio, que já pertencia ao Complexo Esportivo Barjonas Lobão, foi palco de inúmeras competições de Atletismo, Bicicross, Basquete e Vôlei, situação que perdurou até 2003, quando o mesmo foi desativado pelo então gestor municipal Jomar Fernandes.

Desde então, o espaço ficou abandonado e passou a ser palco de vandalismo, sendo invadido por moradores de rua e usuários de drogas, informação que foi confirmada pelo morador da rua Simplício Moreira, Sr. Francisco de Sales Lima, um paraibano, hoje cidadão imperatrizense.

O Sr. Francisco se mudou para onde reside até hoje, no ano de 1974 – dois anos depois de ter adquirido um terreno no local. Naquela época, “tudo na redondeza era mato”, segundo ele e, onde hoje existe o Complexo Esportivo Barjonas Lobão, funcionava o aeroporto de Imperatriz com pista de piçarra, que tinha seu início exatamente naquele ponto e se estendia até onde hoje é o Campus da Universidade Federal do Maranhão. Naquele tempo nem energia elétrica fácil existia por ali.

No período em que ficou desativado, relata o Sr. Francisco, toda a área do Complexo Esportivo Barjonas Lobão era considerada de risco, pois não havia a mínima assistência policial que permitisse o mínimo de segurança aos moradores do local. Foi só recentemente, em 2017, na gestão de Assis Ramos, que o Complexo foi reinaugurado, diz o Sr. Francisco.

Academia da Saúde do Complexo

Imagem: Francineide Carvalho

Hoje, no Complexo Esportivo, além do Ginásio Fiqueninho, existem vários outros pontos esportivos, como: duas quadras de futsal, uma quadra de futebol de areia, um campo Society, uma piscina semiolímpica, uma pista de skate, uma concha acústica, uma pista de atletismo e uma Academia da Saúde. Tudo, exceto a piscina olímpica, funciona todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, no entanto, alguns critérios foram estabelecidos pela SEDEL para o uso do espaço. Para ter acesso e uso do local, é necessário levar requerimento oficial junto à SEDEL.

O horário de funcionamento do complexo, vai das 08h às 22h durante todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, todos os espaços são obrigatoriamente reservados às escolas, e a partir das 18h, o espaço é liberado para a comunidade em geral.

Para a utilização da academia é necessário um cadastramento prévio e somente é liberado para as pessoas que possuem o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A piscina também está aberta para a comunidade e atletas que praticam natação.

No que diz respeito ao entorno do Complexo merecem destaque algumas particularidades, como por exemplo, existe uma pista exclusiva para a realização de caminhada, de todos cujo horário de pico vai das 16h às 22h para todos aqueles que quiserem realizar atividade física.

Outra particularidade é a existência de ambulantes que vão para ali em busca de complemento de renda, como é caso do Sr. José Denivaldo de Brito, que atua no local, vendendo água de coco e suco detox, desde a sua reinauguração. Ele conta que após a reabertura do complexo, a área passou a ser muito bem frequentada e que a violência ali é praticamente “zero”, pois, hoje, existe intenso movimento de ronda policial no local, informação confirmada pelo Sr. Francisco. Uma terceira particularidade é o fato de que o jardim existente em duas das laterais do Complexo foi totalmente implantado pelo Sr. Francisco de Sales Lima, que é quem cuida pessoalmente da manutenção do jardim. Ele, tem lutado para que a prefeitura assuma as responsabilidades pelo local, o seu trabalho é totalmente voluntário e visa tanto a ornamentação do local como também proporcionar bem-estar à todos que por ali transitam. Além disso, para ele, a tarefa traz satisfação pessoal.

Galeria de Fotos do Complexo Esportivo Barjonas Lobão

Gledson Diegues