Lixo avança e compromete tráfego pela Estrada do Arroz

Texto de Débora Maia e Katherine Martins

Fotos de Débora Maia

 

O avanço do descarte irregular de resíduos no lixão municipal de Imperatriz tem trazido danos para a cidade. O lixo já se aproxima da estrada e atrai animais que comprometem a passagem pelo local. Além disso, contamina o solo e impacta o trabalho dos catadores. A Prefeitura já dispõe de um terreno para a construção do aterro sanitário, mas as obras ainda não iniciaram.

Lixo avança na estrada e causa transtorno e perigo na região em Imperatriz. Prefeitura não deu prazo para iniciar transferência para Aterro Sanintário mais adequado

 

Os catadores que trabalham no local contam que, o lixo tem se aproximado cada vez mais da estrada em decorrência do período chuvoso, o qual afeta a entrada dos caminhões para realizarem o descarte no local de costume. É o que conta a catadora Elizabete Ribeiro (48), que trabalha no lixão há mais de 28 anos. “Por conta da chuva, os caminhões não estavam conseguindo passar na estrada, pois o carro ficava atolado. Por isso eles começaram a descartar na beira da estrada”, explica ela.

De acordo com dados disponíveis no Portal da Transparência, em 2021, o município repassou verba no valor de R$ 1.780,000.00 para a compra do terreno no qual seria feita a construção do aterro sanitário de Imperatriz, mas até o momento a obra não foi iniciada. A construção do aterro é necessária pois evita transtornos à população, como o mau cheiro, e reduz os impactos causados ao meio ambiente, através de obra de engenharia projetada.

Segundo dados da Superintendência de Limpeza Urbana (SLP), responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos, mensalmente são despejados cerca de 5,8 toneladas de lixo, vindos dos caminhões contratados pela prefeitura e de carros particulares da população. A Prefeitura garante que com a construção do aterro sanitário municipal trará melhorias e segurança aos trabalhadores do lixão e aos agentes de limpeza pública.

Para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos pela cidade, a prefeitura de Imperatriz disponibiliza, através da SLP, o recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis, através do telefone (99) 98541 – 9941, com atendimento de segunda à sexta, das 8h às 18h. Ou o serviço de Cata Treco, com agendamento disponível através do número (99) 99162 – 6101. Além disso, a população também é responsável pelo descarte correto dos resíduos, observando os dias corretos da coleta e evitando que o lixo fique exposto pelas ruas da cidade.

A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Imperatriz, e até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno.