Conheça o livro “A força de nossas origens” lançamento na 18° edição do Salimp

Créditos: Danielle Luz

No último dia da 18° edição do Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP), ocorrerá o lançamento do livro “A força de nossas origens”, de Conceição Medeiros Formiga e coautoria de Rita Fernandes. Confira mais sobre a história.

A escritora e ex-vereadora Formiga, como Conceição gosta de ser chamada, completa 29 obras com esta, dentre elas várias biografias. Ela conta ter abraçado a ideia da escrita do livro, por vários motivos. Um deles, é fazer uma homenagem à casa de leis, através do relato da história de vida do ex-vereador, Daniel Barbosa e Maria, sua esposa.

“Quero prestar homenagem póstuma a ele e à casa de leis, pois há virtudes e defeitos em quem é escolhido pelo povo para essa atuação, e essa instituição merece respeito de todas as pessoas” defende ela.

Rita, filha de Daniel Barbosa, realça alguns aprendizados com a obra “Foi enriquecedor ouvir as histórias orais através dos nossos familiares, procurar os fios condutores e ir tecendo as histórias. Somos descendentes de negros e escravos que foram explorados, mas, que nunca baixaram a cabeça, se mantiveram lutando por uma vida melhor. É um legado: assumir nossas raízes”

Comenta ainda, que questões como o empreendimento, a solidariedade e acolhimento, foram características marcantes de sua família.

Ela finaliza “Esse livro nos permitiu aprofundar mais em nossas raízes, para a partir disso, nos fortalecer nesse momento e projetar um futuro mais inclusivo, com menos discriminação e dizer: nós somos brasileiros e brasileiras! Em nós, corre sangue indígena, africano e europeu. Isso é riqueza”

Conceição deixa um recado para os jovens: “Escrevam a vida! Registrem tudo o que se passa, foi assim que aprendi a escrever”

Prestigie o lançamento do livro no Café Literário do Salimp, domingo (16), das 19h as 20h.

Créditos: Danielle Luz