Conquista do selo pela unidade de conservação é recebida com entusiasmo pelos internautas.
Por; Alläyres Rámon
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em cerimônia de avaliação realizada na última sexta-feira (26) em Nova Déli, Índia.
O selo da UNESCO foi concedido, porque os Lençóis Maranhenses cumpriram todos os requisitos ao título.Entre outros critérios que levaram a conquista, estão à beleza excepcional dos Lençóis e pelo motivo de ser um fenômeno natural único no mundo. Este reconhecimento destaca a importância ambiental do local e a necessidade de sua preservação.
Com uma área de 155 mil hectares, os Lençóis Maranhenses ficam em uma zona de transição entre os biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. A região é conhecida por sua gigantesca área com dunas de areia branca e lagoas de águas cristalinas.
Após o anúncio da declaração do título, o Governador do Maranhão, Carlos Brandão, publicou um vídeo em suas redes sociais a partir do evento em Nova Déli, expressando sua satisfação e destacando o aumento do compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. O reconhecimento gerou muitas reações positivas entre os maranhenses, mistura de felicidade e orgulho expressados nas redes.
PRINTS DAS REAÇÕES
Os Lençóis Maranhenses foram a única candidatura brasileira entre 27 propostas culturais, naturais e mistas. Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, a área deverá receber maior atenção para a conservação de seus recursos naturais e biodiversidade.