Lei Paulo Gustavo: Inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (17) no conservatório de música

Reprodução:etcbrasil.com

Por: Wanessa Natali 

Paulo Gustavo é um dos maiores artistas brasileiros, e viveu a arte com muita dedicação ao longo de sua trajetória, a  Lei Paulo Gustavo foi aprovada através da Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022, com objetivo de ações emergenciais, principalmente com o foco cultural pela ocorrência da pandemia da Covid-19. com intuito esse fundo financeiro é bem visto, se tornando um dos maiores incentivos para a categoria de artistas pelos estados e municípios do Brasil.

A fundação Cultural de Imperatriz (FCI) lançou o edital da “Lei Paulo Gustavo”, antes disso houve uma audiência em agosto na câmara municipal para trata-se da execução da lei na cidade,  finalmente saiu, às abriu  inscrições em formato gratuito e abriram na sexta-feira dia (10) de novembro, e vai até amanhã sexta-feira (17) , elas são feitas presencialmente no conservatório de música localizado no Bairro Santa Rita, Rua Bom Jesus S\N. Os Horários são das 08h00 às 11h30, e pela tarde das 14h00 às 17h00.  E não precisa de agendamento.

O Valor destinado para esse edital é de R$ 1.033.027,62 milhões de reais, e vai funcionar em duas etapas já: Avaliação e seleção de Mérito dos candidatos, vai completar as produções de longa-metragem, médias metragens, curtas-metragens, documentários e videoclipes. Os Editais estão divididos em etapas 1, 2 e 3 , como vai ser destinado o apoio para a cultura. Para o Presidente da FCI  Paulino Lobão “Esses Editais representam uma grande oportunidade para os produtores culturais de Imperatriz, que poderão receber apoio financeiro para desenvolver seus projetos e contribuírem para o fortalecimento da cultura na região.”

Vice-Presidente do Teatro Municipal Ferreira Gullar em  Imperatriz Ariston di França da Importância da Lei e estímulo para o teatro da cidade e os artistas também “ No brasil são poucos movimentos culturais, hoje a grande dificuldade está na produção de arte cênica em Imperatriz, a vinda também de outros estados, o incentivo também é importante, hoje está aparecendo lei como a “ Lei do Paulo Gustavo” que hoje traz essa possibilidade.” diz

veja a seguir que cada edital vai estar destinado:

Edital 1º: há apoio também financeiro para reformas, e restauro de um ambiente cultural, ou que agregue esse ramo, manutenções e funcionamentos de salas de cinemas, ou também chamados cinemas de rua ou itinerantes.

Edital 2°: O valor estimado para o edital vai ser para as áreas de cultura, o objetivo principal é selecionar e premiar os artistas da cidade que foram afetados pela consequência da pandemia. A seleção dos projetos também vão ser avaliados e uma seleção de mérito, e podem participar as categorias também de arte de Artesanatos, culturas tradicionais e cultura popular e música, devem ser premiados 44 prêmios, com um valor de R$166.906,78 Mil Reais.

Edital 3°: Essa parte do Edital é voltado para premiações para as demais áreas culturais. Como nos outros editais, a seleção dos projetos será feita por avaliação e seleção, as categorias selecionadas são: artes ciências, arte visuais, artesanatos, literatura e patrimônio cultural.

 

Links para os Editais Abaixo:

Edital 1:

Comunicados Fundação Cultural – Comunicados Fundação Cultural – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Edital 2:

Comunicados Fundação Cultural – Comunicados Fundação Cultural – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Edital 3:

Comunicados Fundação Cultural – Comunicados Fundação Cultural – Prefeitura Municipal de Imperatriz

link com formulários e modelos: https://drive.google.com/drive/folders/1B7ZQhXQv9ejaVH3tAmpIS27ydv5sRVeT?usp=sharing