Kit básico de maquiagem: 10 dicas de produtos fundamentais para iniciantes

Repórter: Nylla Dias

Fotos: Arquivo pessoal da Talita Leal

Existem tantos produtos de maquiagem incríveis disponíveis no mercado que podemos nos sentir perdidas, sem saber qual escolher. No entanto, para montar um kit de maquiagem, não é necessário ter um arsenal completo. Com os produtos certos, você pode ter um kit básico que será útil para qualquer ocasião.

Quando se é iniciante no mundo das makes, é como estar em um supermercado pela primeira vez. Você pode se sentir perdido e com dúvidas sobre o que comprar. É primordial prestar atenção em várias questões para não acabar comprando produtos que, no futuro, podem apenas ocupar espaço na sua bolsa de maquiagem. Além disso, é importante considerar o seu tipo de pele e as suas preferências pessoais ao selecionar os produtos, assim como você consideraria suas preferências alimentares ao escolher os itens no supermercado.

A maquiadora profissional Talita Leal, de 26 anos, vai afirmar que “não tem necessidade de você utilizar mil produtos e querer ter todos, se não sabe usá-los. Então no curso, sempre ensino às minhas alunas a usarem o que têm”. Ela ministra cursos de automaquiagem e maquiagem profissional para aquelas que já são maquiadoras e desejam aprimorar alguma técnica. Com nove anos de experiência no mercado da beleza, começou ainda quando era menor de idade e hoje possui seu próprio estúdio de beleza, o Talita Leal Makeup.

Recentemente, teve a oportunidade de maquiar a famosa Mileide Mihaile, uma comunicadora maranhense que possui 5,1 milhões de seguidores no Instagram. Ela também sempre mantém parceria com influenciadoras locais, como a Scarlatt Nascimento. Somando o número de seguidores do estúdio e da sua conta pessoal,  Talita tem pouco mais de 10 mil seguidores. Ela aconselha as iniciantes no universo da maquiagem a serem esforçadas e a treinar. Não há segredo, com a prática vem o aperfeiçoamento. É treinar muito e ter  humildade para reconhecer os erros e aprender cada vez mais.

Em média, as mulheres brasileiras gastam 1.530 reais por ano em maquiagem e cosméticos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Picodi, um site que oferece códigos e cupons de desconto no Brasil. As entrevistas foram conduzidas online em junho de 2020. Além disso, o estudo revela quais são os produtos mais utilizados. Em primeiro lugar, temos a máscara de cílios, com 72% de preferência, seguida pelo batom ou gloss, com 64%. Logo após, temos a base, com 59%, e o corretivo e o blush, com 53%. Esses dados indicam que esses produtos são essenciais em uma necessaire típica das brasileiras.

A referência utilizada são os elementos da maquiagem que verdadeiramente são essenciais para obter uma maquiagem de qualidade e os produtos que são garantidos ao investir seu dinheiro em um mercado com uma ampla variedade. Além disso, levamos em consideração as orientações da maquiadora profissional, que possui conhecimento na área de automaquiagem.

Veja dicas de itens  para a sua necessaire de iniciante no mundo das makes. Aqui indicaremos produtos com o valores mais acessíveis,  de custo médio e até produtos com maior investimento. Com esse kit, você estará preparada para se aventurar no mundo da maquiagem!

São eles:

• Água Micelar
  •  Base
  • Corretivo
  • Pó translúcido
  • Contorno
  • Blush
  • Iluminador
  • Paleta de sombra
  • Rímel
  • Batom
  • Bruma fixadora

Além de indicar produtos, Tatila também explica o passo a passo para cuidar da pele e fazer  maquiagem utilizando eles. Este texto fala sobre os passos para cuidar da pele e fazer maquiagem. Primeiro, é importante limpar a pele com um produto como a água micelar. Depois, use um tônico para limpar profundamente e preparar a pele para receber a base. O corretivo é usado para iluminar e neutralizar as olheiras, deixando a pele uniforme. Se tiver muitas olheiras, pode-se usar corretivos coloridos, como o salmão, verde ou amarelo.

Em seguida, aplica-se a base de preferência. É importante escolher produtos que cuidem da pele, olhando a composição do produto. Depois, usa-se o pó translúcido e o contorno para dar forma ao rosto. A paleta de sombras é usada para criar diferentes cores nos olhos. Por fim, aplica-se o rímel e o batom. A bruma fixadora é um produto que ajuda a fixar a maquiagem e hidratar a pele, deixando-a com um brilho natural.

Com esses produtos básicos, você estará pronta para qualquer ocasião, desde uma maquiagem mais natural até uma mais elaborada. Lembre-se de sempre remover a maquiagem antes de dormir e cuidar da sua pele com uma rotina de limpeza e hidratação adequada.

Serviço:

Instagram:@talita_leal

@studiotalitalealmakeup

Endereço do Stúdio: Rua Quinze De Novembro, n• 780, Bairro Beira Rio.