Por: Paulo Rayan
O empreendedorismo jovem tem ganhado espaço em Imperatriz, contribuindo para o crescimento econômico local. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), somente em 2024, 3.297 novas empresas foram abertas na cidade, com destaque para os setores de serviços e comércio, que lideram as aberturas. Entre os novos empreendedores, 2.149 são Microempreendedores Individuais (MEIs).
O jovem empreendedor Lucas Cortez, de 28 anos, é um exemplo dessa tendência crescente. Ele é dono da empresa SSMA, que presta serviços na área de saúde e segurança do trabalho, e compartilhou sua trajetória durante a Fecoimp 2024, onde participou como expositor. Lucas começou sua carreira de forma humilde, como ajudante em uma feira de Imperatriz, limpando tomates. Hoje, ele é um empresário realizado, refletindo sobre as dificuldades enfrentadas no caminho. “Quem olha assim imagina que tudo foi muito fácil, mas não foi. Passei por muitas coisas até chegar aqui. Comecei na Vila Nova como feirante e hoje sou muito realizado e estou muito feliz por tudo que aconteceu na minha vida”, contou.
(Lucas Cortez compartilhando suas experiências com empresários. Foto: Paulo Rayan)
Lucas também é diretor do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), uma organização ligada à Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, que apoia jovens na gestão de seus negócios. O conselho desempenha um papel fundamental ao conectar jovens empreendedores com empresários experientes, promovendo o desenvolvimento de novos negócios. “Nós temos um núcleo de jovens, apoiado pelos empresários da cidade, que nos ajuda a nos desenvolver. A gente motiva outros jovens a se conectarem com pessoas que têm a mesma visão, de empreender e crescer os seus negócios”, destacou Lucas.