Jornalista lança livro sobre o Mercadinho no Salimp

Por: Wanessa Oliveira

Crédito: André Wallyson

André Wallyson, Jornalista e influenciador digital, lança nesta quarta (12), o livro “O que é que tem no mercadinho”, na 18° edição no Salão do Livro de Imperatriz – Salimp, realizada pela Academia Imperatrizense de Letras no Centro de Convenções. É um livro-reportagem que conta a história do mercadinho, por meio das histórias das pessoas.

“O mercadinho é um local que faz parte da minha vida, da minha história e da minha família. É o lugar que nasceu na década de 1960, quando as pessoas vieram para a cidade por conta da construção da rodovia Belém Brasília”, afirma o jornalista.

O primeiro livro de André Walllyson fala da história de um lugar considerado um dos símbolos da cultura e do comércio da região. É possível encontrar variedade de mercadorias, alimentos e eletrodomésticos, como também refeições tradicionais, banho para curar males, remédio e artesanato. “O mercadinho foi um dos primeiros lugares onde meus avós se instalaram para trabalhar e ter a renda para que a família se mantivesse”, comenta.

Foram cerca de 2 anos para produção do livro, começou no início de 2012 e foi concluído somente no segundo semestre de 2013. A obra faz parte de uma coletânea de livro-reportagem que são fruto de trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da UFMA, que não foram publicados por falta de recurso dos autores, e tiveram sob orientação dos professores Dr. Alexandre Maciel e da professora Dra. Thaisa Bueno.

Crédito: André Wallyson

Mercadinho

“O que mais chama atenção no mercadinho é a diversidade, é um puro exemplo do que é Imperatriz, é a mistura de todas as culturas de pessoas de diversas partes do país, lá você encontra do mais simples e mais barato até o mais sofisticado e mais caro. É um lugar democrático”, relata.

O evento ocorre entre os dias 08 a 16 de outubro. O centro de convenções fica localizado na rua Hermes da Fonseca – Centro. Para mais informações acesse o perfil do Instagram e confira a sua programação @salimp.feiradolivro.