Jornalismo Comunitário: voz aos invisíveis

Esta reportagem é resultado de um exercício da disciplina de Técnicas de Reportagem. Cobertura paralela à já realizada pela equipe oficial do site.

“O jornalismo comunitário tem a função de defender os interesses de uma comunidade”. A frase da professora doutora Vera Lúcia Salles define de forma clara o tema do minicurso de Jornalismo Comunitário, que foi ministrado durante a manhã e a tarde do dia 1º de dezembro, no IV Simpósio de Comunicação Social. O curso contou, inclusive, com a presença de estudantes de outros cursos e profissionais da área.

Inicialmente a professora Vera Lúcia Salles apresentou conceitos e noções sobre jornalismo comunitário, relatando também um pouco da sua experiência nessa área. Ainda na parte da manhã os alunos discutiram e elaboraram pautas com temas sobre o campus UFMA/Imperatriz, focalizando alguns personagens que tem um papel fundamental nesta comunidade, mas não tem muita voz, como, por exemplo, zeladores, faxineiras, eletricistas e seguranças.

À tarde os estudantes colocaram em prática as pautas discutidas para, em seguida, serem publicadas no “Arrochinha”, nome dado ao jornal criado pelos participantes da oficina. Esta experiência proporcionou aos participantes, uma aproximação com a comunidade UFMA. O resultado do minicurso foi divulgado no segundo dia do simpósio, 2, quinta-feira, e foi bastante elogiado por professores e alunos.

Vera Lúcia Salles é graduada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Hoje atua como professora do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Luís.