Débora Maia
Encerra-se hoje a terceira edição dos Jogos das Atléticas de Imperatriz (JAI). O evento que começou no início do mês de setembro reuniu 534 alunos de 14 atléticas ligadas a 4 instituições de ensino das cidades de Açailândia e Imperatriz.
Nesta quinta-feira, além dos jogos das finais, será realizada a cerimônia de encerramento e entrega de troféus no ginásio da Uemasul, a partir das 19h30. Os Jogos das Atléticas têm entrada gratuita.
Atléticas são formadas por acadêmicos para a prática desportiva, nessa edição dos Jogos foram realizadas competições em diferentes modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, vôlei de praia, natação, xadrez, corrida 5km, natação revezamento e queimada.
Entre as atléticas que competem, a Gazeta, representante do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) marca a sua estréia garantindo vitória em duas modalidades: corrida e queimada. “É uma experiência única pelo fato de sermos uma atlética nova. Então a gente está ali colocando a nossa marca e mostrando para o que veio”, conta Venilson Cordeiro, presidente da atlética.
O evento é realizado desde o ano de 2019, no entanto, em 2020 e 2021 não houve jogos por conta da pandemia de Covid-19. A retomada em 2023 traz o lema: “Independente do resultado, somos todos campeões”.
O objetivo do evento é “realizar a integração entre os cursos e instituições por meio do esporte universitário, pois as competições estavam acontecendo somente nos Jogos Universitários Maranhenses (JUMS) aqui na região e depois os universitários não jogavam mais”, relata Amaury Juvêncio, presidente da comissão organizadora.
As associações atléticas são grupos dentro de uma universidade que promovem o esporte e integram os alunos. Além disso, participam de competições esportivas regionais e nacionais de várias modalidades.