INPC teve baixa de 0,27% em janeiro deste ano

Por Thays Gabrielle

Foto divulgação de Ijeab

O Índice Nacional de Preço ao Consumidor ( INPC), reduziu 0.27% em Janeiro. Em dezembro de 2020 esse número foi registrado com aumento de 1,46% ,o que acumulou o valor da inflação total em 5,53% nos últimos doze meses que representa uma taxa de 0.27 por mês. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça feira (09/02).

A pesquisa dessa variação é voltada para as famílias que recebem entre 1 até 5 salários mínimos como renda, pois são mais sensíveis a essa variação de preço que incidem sobre os alimentos básicos, medicamentos e transporte. Essa redução representa uma mudança significativa pro bolso dos brasileiros, pois o valor desses itens, ficarão mais em conta.

De acordo com a analista técnica, Aline Maracaípe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), essa redução é positiva para os comerciantes e micro empreendedores porque, de acordo com ela ” Se tem o aumento de preço, principalmente, da área alimentícia, isso diminui as vendas. Daí o comerciante tem que buscar estratégias de vendas e reduzir custos”.

Dados da variação mensal do INPC

Dos nove grupos listados pela pesquisa apenas um apresentou alta em relação ao mês de Dezembro, as Despesas pessoais saltaram de (0,77) para 1,01%, o que representa um aumento de 0,24%. Já a maior variação de redução ficou no grupo dos Artigos de Residência que diminui de (3,12) em dezembro para 1,97% em janeiro de 2021.

Já entre os números que caíram, foram dos grupos de Alimentação e Bebida que passou de 1,86% para 1,01% em relação ao mês anterior. Tivemos queda também no setor de Artigos de Residência (0,99) e que tinha apresentado alta no valor de 1.70% no mês de Dezembro. Os demais grupos variaram entre 0,59% no Vestuário e 0,18% na Educação.

Por outro lado, mesmo com a baixa do INPC, o comerciante deve está sempre atento, pois como pontua a analista técnica, Aline

” É preciso buscar sempre conhecimento e inovação para que a empresa tenha as condições de se manterem em um mercado cada vez mais competitivo”.

A próxima divulgação da variação mensal será no dia 11 de março de 2021, no site do IBGE. Para saber mais sobre outros dados relacionados ao INPC, acesse o site do IBGE através do link: https://www.ibge.gov.br/