Imperatrizenses reclamam de problemas de abastecimento de água

Por Rayssa Silva

Companhia de saneamento do Maranhão fica entre as 10 empresas mais reclamadas no Procon-Ma (fonte: Procon-MA).

População reclama por frequentes irregularidades no abastecimento de água em Imperatriz. Desde o início de janeiro até agora, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), já publicou cinco comunicados sobre problemas com abastecimento de água em alguns bairros da cidade.

Na última sexta-feira (05) o Conjunto Vitória foi notificado sobre uma nova paralisação, por problemas com a encanação. Para Marcos Vinicius, morador do local e artista sertanejo, isso não é novidade. Segundo ele, o problema já existe há mais de dois anos e todas as tarde a água deixa de subir as torneiras do bairro. “Aqui na minha residência acoplamos uma caixa d’água, mas mesmo com isso, ainda é ruim não termos o abastecimento pelo o esgoto na parte da tarde. É um descaso né, e não sou só eu mas todos os moradores do Conjunto Vitória precisam que isso seja resolvido, uma providência”, desabafa o cantor.

Encanamentos rompidos deixam bairro sem água (vídeo: vereador Alex).

De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), em 2020, 65 reclamações foram feitas só na cidade por alguma irregularidade dos serviços prestados pela empresa de saneamento e esgoto em Imperatriz. Dentre elas, a maioria são referentes a problemas com cobranças e má qualidade de produto ou serviço.

Confira os dados no site:https://sindecnacional.mj.gov.br/report/Empresas

Em dois meses a Caema já fez cinco comunicados de falta d’água (vídeo: Rayssa Silva).

Já o acadêmico de enfermagem Diêgo de Jesus Correia, que mora no Centro, fala que apesar da falta de avisos, tem dias que a água não chega na sua residência causando transtornos na sua rotina diária. “Tem dias que sem aviso nenhum falta água aqui em casa, me pega desprevenido, porque às vezes a caixa d’água não está cheia e eu fico horas sem ter como tomar banho ou lavar louças. Além disso, o esgoto aqui na rua Ceará transborda com frequência e fica um cheiro insuportável”, contou o estudante.

A Caema está no ranking das empresas mais reclamadas no Procon – MA. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, só em 2019 foram registradas 56 reclamações atendidas e 28 não atendidas, somando um total de 84 reclamações. Isso coloca a fornecedora de saneamento na 8ª posição do ranking do Estado.

Como mudar a situação?

Para a advogada Adna Glória, a Caema tem potencial para prestar um bom serviço, basta a população recorrer ao Ministério Público (com denúncias dos constantes descasos e irregularidades) para que intervenham. Adna explica que o serviço de saneamento básico e abastecimento de água são essenciais e dever do Estado, conforme o Código de Defesa do Consumidor, artigo 22. “Quando não se tem o fornecimento de serviços adequados, eficientes, seguros e, quantos aos essenciais, contínuos, pelos órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias – como é o caso da Caema -, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, serão compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, completa a advogada. Segundo ela, mesmo que a Caema seja uma instituição do Governo do Estado, sua relação com o consumidor está inserida judicialmente no CDC, o que a torna responsável por reparar qualquer dano ao consumidor a não ser que seja confirmada a responsabilidade a terceiros.

Foi solicitado um posicionamento da Caema a respeito da situação a longo prazo que Imperatriz enfrenta, porém, o órgão não se posicionou até o momento do fechamento da matéria.