Samira Santos, aluna de graduação do curso de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizou sua inscrição para participar da Semana de História da PUC-SP, com o objetivo de apresentar seu artigo de pesquisa sobre as mulheres indígenas Krikati e conquistou sua vaga. O Simpósio é um evento realizado anualmente e está em sua 21ª edição. São 5 dias de conteúdos e atividades, realizados de 02 a 06 de outubro. As inscrições de artigos são feitas através do link disponibilizado no Instagram do congresso (https://www.instagram.com/semana_pucsp/).
A aluna iniciou o artigo devido ao grande apreço pelas questões de gênero e à falta de conteúdo sobre as lideranças indígenas femininas no Maranhão. Recebendo orientação do professor doutor Jaime Garcia, que também trabalha com estudos indígenas, ela começou a produzir a pesquisa de caráter exploratório. “Por ser uma pesquisa exploratória, precisei estar atenta às bibliografias, aos outros artigos que serviram de base e às leituras em geral sobre gênero e mulheres indígenas Krikati.”
O objetivo da pesquisadora é conseguir a publicação do artigo, visando trabalhar ainda mais com questões de gênero, não apenas com mulheres indígenas, mas também com mulheres nos campos da ciência e na luta por direitos. Existe interesse em levar o conhecimento do artigo adiante. Assuntos como esse são pouco abordados e torna-se necessário destacar esse tema maranhense em um evento de âmbito nacional.
A discente encontrou o evento pela internet e decidiu realizar sua inscrição, seguindo as orientações fornecidas pela comissão organizadora do simpósio. O e-mail de aprovação chegou logo em seguida. Esta é a primeira participação da graduanda em uma conferência desse porte, e as emoções estão à flor da pele. “É um misto de sensações incríveis poder levar meu estudo para outras pessoas, outra universidade e outro estado, é enriquecedor”.