Imperatriz termina o ano letivo com redução de 42% na evasão escolar

Por: Ana Maria Nascimento

Imperatriz finaliza o período letivo 2024 com queda em evasão escolar (Créditos: Prefeitura de Imperatriz)

O calendário escolar de Imperatriz se encerra com uma queda no número de evasão escolar. Em 2024, 87 estudantes abandonaram a escola. Já em 2023, 124 alunos evadiram, resultando em uma redução de 42,53%. A secretária de Educação, Cleomar Conceição, afirma que, apesar da redução, existem alguns fatores que ainda são desafios para zerar as taxas de evasão escolar e melhorar o aprendizado dos alunos. “A falta de participação da família na escola e no acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes, gravidez na adolescência e a saúde mental”. 

O município conta com 127 escolas, entre municipais e estaduais, e tem 40.798 estudantes matriculados. A evasão escolar é o termo utilizado para se referir a situação em que o aluno deixa de frequentar as aulas e abandona o período letivo. Além de ser um desafio para as escolas, a evasão é um desafio para os próprios estudantes. Gustavo Santos, que concluiu o ensino médio este ano, comenta que viu alguns amigos abandonarem a escola ao longo dos anos. “Infelizmente, alguns amigos precisaram deixar a escola para trabalhar. Isso me deixa triste, pois eles poderiam ter uma vida melhor se continuassem estudando, mas a realidade é diferente para todos”, relata Gustavo.

Para mudar este cenário, algumas medidas estão sendo adotadas. Cleomar Conceição comenta que a Secretaria de Educação pretender reforçar e desenvolver mais atividades como a “atualização dos programas sociais, encaminhamentos para o Conselho Tutelar, e a melhoria da qualidade do ensino”. Ela menciona o acompanhamento pedagógico da equipe diretiva e a formação continuada de professores, gestores e coordenadores como estratégias para melhorar o ambiente escolar e incentivar a permanência dos jovens.

Calendário de 2025

Em 2025, o período de rematrícula para os estudantes já frequentam a escola será de 3 a 8 de janeiro, enquanto o período de matrícula para novos estudantes vai ocorrer de 13 a 16 de janeiro. As aulas vão iniciar dia 21 de janeiro.