Imperatriz tem mais de 15 mil crianças menores de cinco anos sem se vacinar

Texto: Danielle Luz e Francilene Jorge

A cobertura vacinal de crianças e adolescentes da cidade não conseguiu atingir o objetivo definido pelo Ministério da Saúde, que seria de 95%, segundo a secretaria de saúde. Por isso, inicia nesta sexta-feira (16), em Imperatriz, o segundo dia D de vacinação infantil. A ação é contra a Poliomielite (doença que pode causar paralisia nos membros inferiores), e Multivacinação (vacinas em geral), que estará disponível durante todo o mês de setembro e início de outubro.

A especialista em saúde pública, e responsável técnica da Rede de Frio e Divisão de Imunização, Socorro Ribeiro, alerta sobre manter as vacinações em dia, “Levando em consideração a importância da vacinação, seja rotina ou campanha, o objetivo é unir esforços para conscientizar a população sobre a necessidade de aumentar as coberturas vacinais e mensais. No caso agora, ainda continuando com a ação contra a pólio, influenza e COVID-19. Hoje possui 19 vacinas de rotina o ano inteiro”

Socorro Ribeiro explica ainda, que hoje se usa dois tipos de vacina pólio: Pólio inativa intramuscular (VIP) e Pólio oral de reforços (VOP). Esta última, devendo ser tomada apenas após as três doses de vacina pólio inativada.

Créditos: Pexels

Socorro relata que o índice vacinal está baixo a cada ano, devido a pequena procura pelas vacinas, correndo sério risco de uma reintrodução da Pólio. “A boa notícia é que temos a solução para melhorar esse cenário, que são as vacinas, a única medida de prevenção”, afirma.

Onde vacinar

São 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município aptas para a mobilização. Não precisa fazer agendamento, basta ir nos horários de funcionamento dos postos, que são de 8h às 17h. Caso haja dúvidas, os pais ou responsáveis podem comparecer às UBSs portando a carteira de vacinação de seus filhos, para verificar se há doses que precisam ser aplicadas disponíveis.

Confira no site da Prefeitura Municipal de Imperatriz (https://imperatriz.ma.gov.br) quais são as 15 UBSs e seus respectivos endereços.