Imperatriz sob novas perspectivas: cultural, política e econômica

Esta reportagem é resultado de um exercício da disciplina de Técnicas de Reportagem. Cobertura paralela à já realizada pela equipe oficial do site.

No segundo dia do IV Simpósio de Comunicação da região Tocantina, foram apresentados nas Mostras científicas oito trabalhos que envolvem pesquisas e projetos de extensão. Sendo que, seis destes produzidos na cidade de Imperatriz e outros dois oriundos de São Luís. As apresentações começaram às 14h30, com a presença de cerca de 140 alunos e pesquisadores.

A relevância das pesquisas e projetos realizados pôde ser observada a partir das temáticas abordadas. A cidade de Imperatriz tornou-se para os acadêmicos e professores fonte de pesquisa e ao mesmo tempo campo prático das atividades desenvolvidas sob orientação teórica em sala de aula.

Os estudos divulgados visam instigar nos ouvintes um novo olhar sobre aspectos culturais, políticos e econômicos de pouca visibilidade nas mídias imperatizenses. Para ressaltar estes aspectos, três trabalhos analisaram a cultura local, o discurso Maranhão do Sul, e a circulação econômica na região Tocantina.

No projeto ComCultura, apresentado pelo acadêmico Alan Milhomem e orientado pela professora Letícia Cardoso, verifica-se o mapeamento cultural como registro e divulgação das manifestações artísticas, como as danças nos estilos do lindô e cacuriá.

Na pesquisa intitulada “Discurso e Identidade: a construção do discurso do Maranhão do Sul na mídia impressa de Imperatriz” realizada pela acadêmica Kellen Nilceya e pelo professor Marcos Fábio, divulga-se a recorrência do termo Maranhão do Sul por políticos no período eleitoral.

A economia de Imperatriz foi exemplificada por meio de um vídeo produzido pela acadêmica Larissa Rolim e estudantes da disciplina de Cine-vídeo-jornalismo. O vídeo retrata a trajetória do dinheiro entre os setores do Calçadão, Mercadinho e entroncamento ao som de “Money” de Pink Floyd. Segundo Larissa Rolim, estes são setores que abastecem as cidades vizinhas.