Imperatriz registra este ano crescimento de 11,1% nas exportações

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por Saiury Lima

Os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apresentam um crescimento significativo nas exportações de Imperatriz. Durante os sete primeiros meses deste ano, as exportações do município atingiram a impressionante marca de US$658,49 milhões, estabelecendo um aumento expressivo de 11,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse desempenho destaca Imperatriz como o 66º maior exportador do país, contribuindo com 0,3% do total das exportações nacionais. Além disso, o saldo da balança comercial do município mostra-se positivo, com um superávit de US$639,37 milhões, o que significa que a cidade está exportando mais do que importando, impulsionando sua economia.

O economista da Sedec, Fernando Babilônia, salientou a relevância do setor de comércio e serviços como o motor da economia da cidade. “Imperatriz vem fortalecendo sua posição como um polo econômico em ascensão, isso contribui de forma significativa para a economia nacional e local. Então as empresas se adaptam para atender às demandas do mercado global “, diz.

Fernando acrescenta que estão ocorrendo investimentos substanciais nesses segmentos, o que reforça a representatividade da economia local, não apenas em âmbito municipal, mas também estadual, regional e nacional. “ Cada empresa deve encontrar a estratégia que melhor se adequa a ela e ao mercado em que faz parte. Quem define a continuação ou não de uma empresa no mercado é o próprio mercado”, encerra o economista.

Para saber mais sobre o mercado de exportações acesse:

<https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/resultado-geral-da-balanca-comercial-registrou-superavit-de-us-2-403-bi-na-3deg-semana-de-outubro>