Imperatriz inaugura o primeiro ginásio poliesportivo com padrão oficial do interior maranhense

Estrutura moderna e quadra com dimensões regulamentares transformam o espaço da Praça Mané Garrincha em um ponto chave para o esporte imperatrizense

Por: Laécio Rodrigues

O sonho de atletas e da população de Imperatriz se tornou realidade nesta segunda-feira (27), com a inauguração do primeiro Ginásio Poliesportivo de dimensões oficiais do interior do Maranhão. O evento, realizado na Praça Mané Garrincha, contou com a presença do governador Carlos Brandão e do Ministro do Esporte, André Fufuca, do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, além de várias autoridades da região tocantina.

O Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira, construído por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Prefeitura Municipal, representa um salto de qualidade para a prática de diversas modalidades. Com uma estrutura moderna e multifuncional, o ginásio se destaca por ser o maior e o único com medidas de quadra totalmente oficiais no interior do Estado, atendendo a regulamentações de competições nacionais.

Fachada do Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira na Praça Mané Garrincha. (foto: Laécio Rodrigues)

Estrutura de alto padrão

O Ginásio Poliesportivo entregue à população de Imperatriz apresenta uma estrutura completa e de alto padrão. “É um ginásio pensado em tudo: desde a acessibilidade até o tamanho oficial, arquibancadas, e vestiários” destaca o prefeito Rildo Amaral. Além da quadra principal com dimensões oficiais, o projeto inova ao ser o primeiro em todo o Maranhão a oferecer uma área específica para a prática de lutas e dança.

As autoridades presentes reforçaram a relevância do novo ginásio para o estado e a cidade. O Governador Carlos Brandão afirmou que o ginásio é um símbolo de compromisso com a região, “Esse ginásio de esportes é um símbolo da parceria. O que tiver em São Luís, vai ter em Imperatriz, e merece uma obra desse porte”, afirmou Brandão. O Ministro do Esporte, André Fufuca, destacou que a entrega eleva o status de Imperatriz no cenário esportivo maranhense, “Entre os 217 municípios do Maranhão, só tinha um com dimensões oficiais: o Castelinho, em São Luís. Agora, são dois. O que antes era uma quadra cheia de buracos, hoje é um ginásio”, declarou Fufuca.

A obra homenageia o Jackson Pereira, professor de educação física. “Essa homenagem simboliza o reconhecimento do trabalho do professor Jackson, ele foi o embaixador e divulgador do congresso de educação física, o FIEPS, ao qual lutou muitos anos, levando muitos professores à formação.” declarou Georgina Claudia de Sousa Silva, viúva do professor. “É um orgulho homenagear um amigo que tanto fez pela educação, pelo esporte” ressalta Rildo Amaral.

O ginásio possuí medidas oficiais, único ginásio fora da capital a ter essas dimensões. (foto: Laécio Rodrigues)

Espaço que impulsiona o esporte

A entrega do ginásio reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. O projeto visa não apenas incentivar a prática esportiva de alto rendimento, mas também oferecer um espaço de lazer seguro e moderno para todos.

A revitalização da Praça Mané Garrincha complementa a entrega do ginásio. O local já havia passado por melhorias que incluíram a troca da iluminação pública para LED, podas de árvores, a inauguração da quadra de areia e a revitalização e ampliação da pista de skate que sediou, pela primeira vez na cidade, a 2ª etapa do Circuito Maranhense de Skate 2025 agora em outubro.

Revitalizações e projetos futuros

O novo ginásio se insere em um plano de investimentos mais amplo na cidade. Conforme reafirmado pelas autoridades durante a cerimônia, Imperatriz deve receber a revitalização de 15 praças até o final deste ano, além da finalização da reforma do Estádio Frei Epifânio D’abadia, a realização de eventos esportivos para o Verão de 2026 e a instalação de uma Academia Pública exclusiva para mulheres.

Estes projetos são resultado da sólida parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura e o Ministério do Esporte, evidenciando o foco na expansão e melhoria da infraestrutura de lazer e esporte na região.