Imperatriz ganhará seu segundo Museu Histórico e Cultural

Reprodução/ Assessoria da Prefeitura

Por Valdeíres Ferreira

 

A cidade ganhará um museu, cujo projeto arquitetônico está pronto, com o objetivo de reunir toda a história de Imperatriz. A obra será construída na Rua Rui Barbosa, ao lado da Prefeitura de Imperatriz, no centro. O museu abrangerá diversos aspectos, incluindo a cultura indígena, documentos históricos e religiosos, arqueologia, receber exposições, entre outros.

Por enquanto, o nome da estrutura é Museu Histórico e Cultural de Imperatriz, mas ao longo do tempo será nomeado em homenagem a algum personagem importante da história do Município.

O delegado de policia e professor, José Ribeiro, é o diretor da comissão provisória, responsável pela execução do prédio. Ele comenta sobre a falta de um museu na cidade. “A proposta nasceu há quase dois anos atrás. Toda cidade de médio, grande porte, tem museu. Nós não temos. É uma reclamação muito antiga. E a gente tem um acervo espalhado em vários lugares pela ausência do museu”, afirma.

O objetivo do museu é promover a compreensão das raízes culturais da comunidade, incentivando a difusão da cultura em toda a região do Maranhão, ao mesmo tempo em que preserva os detalhes do patrimônio histórico e cultural. O prédio será um ponto de referência para a cidade, que engrandecerá tanto a cultura como a educação e a pesquisa.

A lei complementar Nº 2, que estabelece a criação oficial do museu Municipal, foi aprovada pelo corpo de vereadores da Câmara Municipal em 20 de junho. Em seguida, o prefeito Assis Ramos sancionou a lei, tornando-a efetiva. A legislação local também autoriza o museu a receber financiamentos disponíveis no âmbito nacional para garantir sua criação, sustentabilidade e continuidade.

José Ribeiro declara que, ele criou o planejamento do prédio e já está com toda parte formal pronta para a realização do museu. “Fiz o projeto arquitetônico com dois pavimentos, previsão de espaço suficiente para instalar um museu, auditórios, sala de pesquisas, ambiente para fazer exposições itinerantes, espaço de convivência com acessibilidade de todas as modalidades exigíveis pela lei, fiz também o plano orçamentário, o plano museológico, que é uma exigência da lei nacional e efetivei a lei de criação do Museu de Imperatriz”, diz.

O projeto Imperatrizense é de grande importância para a população. Está previsto ser um espaço moderno, incorporando diversas caraterísticas culturais da localidade. Ainda não há uma data definida para o início da construção, mas será organizado um evento para o lançamento da pedra fundamental do museu. O custo estimado é de R$ 4 Milhões, que será financiado por meio de emendas parlamentares e contrapartidas do tesouro municipal.

O Imperatriz Notícias entrou em contato com o secretário de Governo e Projetos Estratégicos, para questionar sobre a execução e a importância do museu, mas não teve respostas.