Por Valdeíres Ferreira
Imperatriz ocupa a oitava posição entre as cidades com o menor custo de vida. A pesquisa foi realizada através de um levantamento feito pelo portal Seu crédito digital, com base nas despesas dos moradores, incluindo transporte, luz, água, internet, alimentação e telefone. Além disso, a cidade se sobressai no território por proporcionar um local benéfico para o estabelecimento de empresas e oportunidades de emprego.
O comerciante, José Barroso, já viajou para outras cidades e percebeu a diferença enorme dos preços. “Das cidades que eu já andei no Pará mesmo, tudo é mais caro que Imperatriz. Todas as cidades vizinhas vêm comprar coisas em Imperatriz para vender lá. Então, a cidade é um carro-chefe para todos os comerciantes”, comenta.
Entre os fatores, a cidade está localizada em um dos principais polos energéticos e empresariais do Nordeste. A lista foi criada tendo como base São Paulo, que é uma das cidades com o maior custo de vida. Imperatriz apresenta um ritmo de crescimento econômico constante, o que a torna um exemplo para outros municípios, possibilitando a entrada no ranking das localidades com menores custos de vida.
“A pasta de dente que eu vendo aqui de R$2,00 lá em Belém é R$6,00 e eu me espantei. A mulher disse assim ‘Tu mora onde?’, eu respondi ‘moro em Imperatriz’ e ela falou ‘Ah, justamente, é porque já vem de lá pra cá, ai por isso é caro’ a diferença é grande do Pará para cá. E Imperatriz é uma mãe, agora que tá barato mesmo”, alega o comerciante.
O Imperatriz Notícias entrou em contato com o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, mas até o momento não obteve resposta.
Abaixo, confira o ranking completo das cidades:
Guarentinguetá (GO)
Anapólis (GO)
Mossoró (RN)
Uberaba (MG)
Novo Hamburgo (RS)
Teixeira de Freitas (BA)
Viçosa (MG)
Imperatriz (MA)
Ji-Paraná (RO)