Imperatriz é beneficiada com ações do Programa Mais Cirurgia

Programa Mais Cirurgias em Imperatriz
Programa Mais Cirurgias em Imperatriz – Foto: Ilano Lima

Nesta quinta (5) e sexta-feira (6), acontece ações do Programa Mais Cirurgias, no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. Pacientes são beneficiados com procedimentos oftalmológicos de catarata e pterígio. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O governador do Estado, Carlos Brandão, acompanhou o primeiro dia das ações do programa e destacou o empenho do poder público estadual para acabar com a demanda de cirurgias eletivas.

“Com a diminuição da demanda de atendimentos para a Covid-19, podemos retornar nas nossas unidades a realização das cirurgias eletivas. Hoje, visitamos o Hospital Macrorregional de Imperatriz que, só nesta quinta-feira (5), vai realizar, em mais de 200 pacientes, procedimentos oftalmológicos. Muitas dessas pessoas nunca visitaram um oftalmologista na vida. Isso é cidadania, é dar mais oportunidade para a população”, disse Brandão.

As ações do Programa Mais Cirurgias vêm sendo executadas com o objetivo de acelerar os atendimentos que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas tiveram que ser suspensas. O Hospital Macrorregional de Imperatriz atende a 43 cidades de quatro Regionais de Saúde.

Os pacientes que estão passando pelos procedimentos realizaram a triagem durante a ação, que aconteceu na unidade no mês de abril. “Esse tipo de serviço dentro da rede estadual de saúde é essencial para nós que precisamos fazer esses procedimentos, pois cuidar da visão é muito importante e fazer na rede particular é muito caro”, disse o produtor rural João da Cruz Pereira, de 54 anos, morador da cidade de Cidelândia, que realizou o procedimento para tratamento de pterígio no olho direito.

O diretor administrativo do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, Felype Hanns, ressaltou que, assim como a ação desta semana, outras também serão realizadas na unidade. “Nossa última ação dessa especialidade foi realizada em dezembro do ano passado, quando realizamos mais de mil cirurgias de catarata e pterígio. E já temos a previsão de realizar uma próxima ação do Mais Cirurgias, dessa vez, voltada para a cirurgia geral, beneficiando as pessoas que participaram do Saúde na Praça. Nosso objetivo é zerar a demanda existente”, explicou o diretor.

 

Fonte: Governo do Maranhão

Link: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-leva-acoes-do-programa-mais-cirurgias-para-regiao-tocantina