Honório Jacometto: jornalismo como forma de denúncia

Esta reportagem é resultado de um exercício da disciplina de Técnicas de Reportagem. Cobertura paralela à já realizada pela equipe oficial do site.

Eu sempre parto de situações que me deixam indignado”. Esta frase do jornalista da rede Globo Honório Jacometto, que falou sobre “Jornalismo e Sociedade” no primeiro dia do IV simpósio de Comunicação,  dia 1, sintetiza a sua forma de definir o jornalismo.Para muitos estudantes foi uma noite especial, pois era uma oportunidade de aprender com quem já tem histórias e experiências para contar.

Durante a palestra o jornalista expôs algumas reportagens feitas por ele e por sua equipe. Matérias que deram satisfação em produzir e outras que muitas vezes põem em prova o código de ética que o profissional do jornalismo deve seguir. Foi o caso de uma reportagem feita por Honório sobre uma médica que praticava abortos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e que suicidou-se depois de ser descoberta e ter sua história exposta ao Brasil inteiro em várias reportagens.

Honório disse que nunca foi alvo de censura no Maranhão e garantiu que as pautas escritas por ele geralmente expressam a sua opinião. Disse também que nunca se negou a fazer uma reportagem, mesmo não gostando do tema. O trabalho é visto por ele como uma forma de contribuir para a diminuição de atos ilegais e ele diz sentir-se recompensado quando vê que mudanças ocorrem com a veiculação de suas reportagens.

O jornalista citou o caso da falta de UTIs neonatais em Imperatriz, o que causou a morte de 40 crianças. Foi mencionada também a história de um rapaz que foi morto e não havendo transporte devido para remoção, foi levado na carroceria de um caminhão.

Em entrevista, Honório falou sobre a importância  da realização deste simpósio para os estudantes. Disse que é essencial essa troca de experiências entre quem já atua na área com os acadêmicos do curso. Disse, ainda, que tem outros objetivos, como se tornar um correspondente internacional. E para os graduandos deixou um recado: “O segredo é correr atrás e buscar cada dia mais ser um profissional competente”.