Homenagem: Concha Acústica agora se chamará “Neném Bragança”

Eduarda Anchieta

Atual Concha Acústica, localizada na Beira Rio. Foto: Imperatriz Online

O cantor e compositor Raimundo Nunes da Luz Ferreira, mais conhecido como Neném Bragança, foi um artista com grande notoriedade em Imperatriz, ganhando destaque nos anos 80. O cantor foi vítima de um câncer no palato e faleceu em 15 de janeiro de 2015. Como uma forma de homenagem ao artista, foi elaborado e aprovado um projeto de lei, no dia 1 de novembro de 2023, para a mudança do título “Concha Acústica”, localizada na Beira Rio, na cidade de Imperatriz, para “Neném Bragança”. A lei é de autoria dos vereadores Carlos Hermes e Alberto Sousa, os quais estão no aguardo do prefeito sancioná-la, para que possa ser efetivada e aplicada.

De acordo com o vereador Carlos Hermes, a ideia surgiu a partir de diálogos com a classe artística da cidade, e em conjunto com o vereador Alberto Sousa, alguém que já idealizava algo parecido, o projeto foi elaborado e aprovado. A homenagem foi feita como forma de preservação à imagem do cantor, que representa a regionalidade imperatrizense, além de ser altamente premiado, acumulando mais de 70 prêmios ao longo da carreira. Carlos afirma que sempre que houver alguma festividade no local, pois sendo um ambiente espaçoso e coberto, reservado para apresentações artísticas e culturais, é importante que as pessoas saibam que aquele âmbito se chama “Neném Bragança”, para que a história do artista seja compartilhada e gere incentivo à população artística juvenil.

A lei não garante nenhum tipo de reforma no local. “Reformar é outra luta que precisa ser feita, algo que já estamos fazendo, inclusive. O poder público precisa fazer a sua parte”, diz o vereador Carlos Hermes. 

Também não há garantia para uma reinauguração, o que será feito é a confecção de uma placa com o nome de Neném Bragança fundido. Os vereadores pretendem acoplá-la, para que seja identificada a atual denominação do local. Algo que será concretizado após o prefeito sancionar a lei.