Histórico do simpósio: além de contá-la, o jornalismo faz história

Esta reportagem é resultado de um exercício da disciplina de Técnicas de Reportagem. Cobertura paralela à já realizada pela equipe oficial do site.

Não é de hoje que o curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo de Imperatriz dispõe de visibilidade relevante na região Tocantina. Já são quatro anos de construção de saberes e de difusões de responsabilidades sociais, seja na academia ou fora dela. Desde 2007 são desempenhados simpósios anuais que não só celebram o aniversário do curso, mas também instigam conhecimento acerca do jornalismo.

Em 2007 os organizadores do evento buscaram promover a reflexão sobre os vários sentidos da atividade jornalística na sociedade. Naquele ano, fizeram parte da programação minicursos, cineclube e comunicações científicas.

No segundo ano de curso, em 2008, o simpósio ascendeu tanto qualitativa quanto quantitativamente. Com o tema “Jornalismo e Memória”, o II Simpósio de Comunicação homenageou o bicentenário da Imprensa Brasileira, e mais uma vez as expectativas foram superadas. A aceitação foi bastante positiva, tanto nas concepções dos corpos docentes quanto discentes.

Ano passado foi promovido o III Simpósio de Comunicação da região Tocantina nos dias 11, 12 e 13 de novembro com o tema  “Jornalismo e Meio Ambiente”. Os debates trataram da cobertura jornalística sobre as ações ambientais e o aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais na abordagem do assunto. Contexto bastante relevante, já que Imperatriz e toda região sempre foram consideradas sedes de projetos de significativo conflito ambiental.

E em 2010, o curso de jornalismo como de prache “não deixou a peteca cair”, e  recentemente , realizou nos dias 1, 2 e 3 de dezembro o IV Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, que teve como assunto central “Jornalismo, Política e Sociedade”. Com uma temática bastante sugestiva e estimulante, o simpósio objetivou a produção de senso critico nos participantes almejando assim, a propagação de conhecimento em afinidade ao tema. O primeiro dia de evento teve a participação do jornalista da Rede Globo de televisão, Honório Jacometto. Ele falou de suas experiências em coberturas  jornalísticas em diversas áreas como política, temas que abordam aspectos da causa indígena e narcotráfico nas fronteiras brasileiras.

Minicursos, apresentações de trabalhos científicos, palestras, lançamentos de livros, concursos de fotografia e atrações culturais deram o tom da programação do simpósio. Mal acabaram as solenidades do IV simpósio e  já estão sendo criadas expectativas para o quinto, que será realizado em 2011. Se depender da crítica que seus antecessores causaram no público, o sucesso pode ser dado como garantido.