Grupos de quadrilhas tradicionais ainda encantam amantes de festas juninas

Texto e fotos de Mariana de Sousa e Adriane Barreto

É provável que você já tenha escutado um gritador de quadrilha esbravejar: “Anarriê”, “Olha a cobra! É mentira!”, entre outras falas bem características das quadrilhas tradicionais que atualmente são bem raras de se encontrar nas festas juninas. Com a modernidade, os grupos de quadrilha ganharam um novo formato e agora mais luxuosos, os grupos desenvolvem temas e participam de competições entre quadrilhas de outras localidades e que possuem o mesmo estilo.

Festa tradicional ainda é opção em Imperatriz
Festa tradicional ainda é opção em Imperatriz

Porém, a tradição ainda permanece e os poucos grupos que ainda existem, se apresentam em arraiás de bairros e que acontecem principalmente nas igrejas católicas de toda a cidade. Umas dessas festas tradicionais é o “Arraiá de Santa Luzia” no bairro Parque Alvorada II. Neste ano, a tradicional festa que já é realizada há mais de 20 anos, acontecerá nos dias 25 e 26 de junho.

Além da celebração eucarística em honra aos Santos Padroeiros do mês de junho (Santo Antônio, São Pedro e São João), o Arraiá terá animação de pátio com as famosas quadrilhas juninas tradicionais: Quadrilha Quebra Coco (com mais de 15 anos de tradição) e a Junina Mensageiros (com 11 anos de tradição); e venda de comidas típicas do período junino tais como chá de burro, quentão, pamonha e bolo de macaxeira.

De acordo com o pároco da comunidade, Padre Samuel Nava, é essencial manter a particularidade da festa e continuar a oferecer aos fieis do bairro e de toda a cidade uma festividade que ainda proporcione diversão sem esquecer da tradição religiosa.

“Os festejos de junho nos remetem a época em que as festas eram realizadas em forma de agradecimento à Deus e aos santos pelo sucesso da colheita. Hoje, podemos nos remeter á tradição agradecendo a Deus por outros motivos, mas também relembrando os trabalhadores rurais que são quem contribuem para que estes alimentos cheguem as nossas mesas”, destacou.

  

O quê: Arraiá Santa Luzia 2016

Quem: Comunidade Santa Luzia

Quando: Dias 25 e 26 de junho

Onde: Rua Principal, s/n Parque Alvorada II Imperatriz-MA