Grupo promove conscientização sobre o suicídio na Fecoimp

Por: Renara Lima e Wanessa Oliveira

Crédito: Ricardo Coelho

Durante todo o mês de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Como incentivo e forma de agir ativamente nesta luta pela vida e saúde mental, o Projeto de Validação da Vida ocorre durante os dias 21 a 24 de setembro na Feira de Indústria e Comércio de Imperatriz (Fecoimp).

O projeto, liderado pelo professor Ricardo Coelho, tem como principal objetivo favorecer uma discussão na escola e na comunidade sobre questão da sanidade da mente, como também esclarecer tabus existentes e desinformações sobre suicídio.

Segundo o fundador, o projeto surgiu durante seu mestrado ao observar jovens em situações de vulnerabilidade. A ideia é gerar um espaço de conscientização e acolhimento, para todos aqueles que precisam e não fazem parte ativamente de nenhum projeto social, pois esse era um fator presente em quase todos os casos.

“Na escola em que eu trabalhava havia muitos adolescentes e jovens que se automutilavam, fiz o levantamento e observei que eles não estavam inseridos em nenhum projeto social. Resolvi criar o projeto de valorização à vida e os inseri para participarem e ficarem conscientes do assunto”, afirma Ricardo Coelho.

Crédito: Ricardo Coelho

Problema mundial

De acordo com o site Setembro Amarelo, são registrados mais de 14 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. É uma realidade difícil, com registro de muitos casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtorno mentais. Depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias são alguns dos fatores que afetam as pessoas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, e para entrar no evento que acontece no centro de convenções, localizado na rua Hermes da Fonseca, é necessário realizar o credenciamento por meio do site da Fecoimp, www.fecoimp.com.br

Para mais informações sobre o Projeto Valorização da Vida, acesse o perfil do Instagram @projetovalorizaodavida.