Público variado aprova Simpósio de Comunicação

Esta reportagem é resultado de um exercício da disciplina de Técnicas de Reportagem. Cobertura paralela à já realizada pela equipe oficial do site.

O IV Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, que aconteceu nos dias 1,2 e 3 de dezembro, atraiu um grande número de pessoas. Alguns, para se interar do assunto, outros apenas por curiosidade e até mesmo aqueles que nem sabiam qual evento estava acontecendo na universidade.

“A princípio vim fazer a divulgação de uma mostra, não estava sabendo do evento e fico muito feliz de ver manifestações como essas. Serve de incentivo para a classe estudantil e acho importante abordar assuntos do jornalismo”, disse o coordenador cultural do Espaço do Zuzinha da Fundação de Cultura de Imperatriz, Axel Carlos Brito,.

O simpósio cumpriu uma programação diversificada, oferecendo mini cursos, palestras, apresentações de trabalhos científicos e noites culturais. Na noite de abertura o convidado Honório Jacometto, repórter da Rede Globo, abordou o Tema Jornalismo e Sociedade agradando tanto os estudantes do curso de Jornalismo quanto as pessoas que participaram direta e indiretamente. “Acho legal discussões como essas. O Honório me esclareceu como eram feitas as matérias de rede, tinha muita curiosidade”, opinou o historiador e blogueiro Carlos Lern Santiago, de um site que discute cultura e política da cidade.

Outras participações ilustres foram as do professor Ed Wilson Araújo que abordou Mídia e Política, a professora Vera Salles, com o minicurso de Jornalismo Comunitário, Shirlei Sheila, da Assessoria de Comunicação e Mauro Ribeiro, abordando Mídias Sociais fizeram com que os participantes gerassem discussões e debatessem suas opiniões, esclarecendo dúvidas. “É essencial eventos como esse. Se abre um espaço para que a gente possa discutir assuntos de interesse a toda sociedade e tirar nossas dúvidas com pessoas que tem experiências”, afirmou o aluno do 4º período do curso Direito da UFMA, Júlio Rodrigues.

Além das palestras, o simpósio encerrava com noites culturais, deixando o público ainda mais animado. As noites tinham sempre um tema que intercalava diversão e cultura. “Uma sintonia perfeita. Nos dá oportunidade de aprender e curtir ao mesmo tempo”, comentou estudante do 3º do curso de Jornalismo, Mariana Campos,.